O espaço/lugar da atividade docente e as tramas que envolvem o cotidiano da sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID715Resumo
O texto faz uma discussão sobre o cotidiano da sala de aula do professor universitário, e tem como objetivo investigar como a prática dos docentes da Universidade Federal do Piauí no Curso de pedagogia se manifesta nesse cotidiano, a partir da relação ensinar e aprender. O aparato teórico tem base em Certeau (2008), Catani et al. (2005), Maseto e Abreu (1999), dentre outros. Do ponto de vista metodológico, o estudo se baseia no dispositivo de mediação denominado de “observação colaborativa” que, de acordo com Paiva (2002) e Ibiapina (2005) pode ser definida como um recurso capaz de valorizar a participação e colaboração que culminam no processo de reflexão crítica, como princípios formativos, se potencializando a partir das etapas de descrição, informação, confronto e reconstrução de teorias e práticas inerentes ao processo ensino-aprendizagem. Com base nas observações realizadas nas salas de aula de 06 (seis) professores do ensino superior foi possível identificar como eles estabelecem a relação entre os conceitos de Ensino, Aprendizagem e Docência considerados fundamentais ao exercício da docência, e sua prática cotidiana, ou seja, como se interconectam os estudos teóricos ao cotidiano da sala de aula. Os achados evidenciam que a forma como o professor conduz a sua prática é fundamental para que o aluno possa assumir sua autonomia no que diz respeito a construção do conhecimento cientifico sistematizado, pois é o seu fazer neste cotidiano que vai determinar o grau de envolvimento nesta trama.
Palavras-chave: Sala de Aula. Professor. Observação Colaborativa.