A Formação e Remuneração inicial do magistério da educação básica em Ananindeua-PA

Autores

  • Fabrício Aarão Freire Carvalho
  • Renata Cardoso Costa

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID716

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar a formação e remuneração inicial dos professores no contexto da política de fundos e do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). Trata-se de uma pesquisa documental, cujas análises se concentraram no Município de Ananindeua, Pará. A análise dos dados de formação revelou que, embora tenha obtido avanços no número de funções docentes com formação superior em licenciatura, ainda há professores leigos atuando no município, o que revela a necessidade de mais investimentos em políticas públicas de formação docente. Em relação à remuneração, foi possível perceber que Ananindeua atende às expectativas em relação ao PSPN, tendo como suporte os recursos do FUNDEB. Contudo, para garantir uma remuneração inicial condigna e acompanhar os reajustes dos valores de remuneração dos professores da rede, é necessário que o município, em cooperação com o Estado e União, amplie a quantidade de recursos para a educação, o que demandará ajustes no FUNDEB.

 

Palavras-chave: Financiamento. Educação Básica. Política de Valorização do Magistério.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

CARVALHO, F. A. F.; COSTA, R. C. A Formação e Remuneração inicial do magistério da educação básica em Ananindeua-PA. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 63–92, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n1ID716. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/716. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos