De jornada nas estrelas a Sophia: ensaio fenomenológico sobre a destituição do humano e suas imbricações educacionais

Autores

  • Vitor Gomes
  • Doriedson Alves de Almeida
  • Edson Maciel Junior

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID725

Resumo

Trata-se de artigo que, instigado pela apresentação ao mundo da Inteligência Artificial Sophia, desvela reflexões sobre significados existenciais e educacionais de sua criação. Para isto evidencia o protagonismo humano em recortes da história que simbolizam um antropocentrismo imerso nos interesses e na cultura ocidental. Para além de análises filosóficas e/ou históricas aprofundadas, sua intenção é a apresentação a partir de fragmentos sócio-histórico-vivenciais a perspectiva da centralidade do humano nos interesses filosóficos, mitológicos, artistísticos e outros.  Num segundo momento, evidencia o que denomina como processo gradual de destituição humana como centro dos processos, dividindo suas reflexões em dois aspectos: O primeiro deles o existencial; Alimentado pela questão: Estaríamos em processo de autodestituição como raça/espécie dominante do planeta? E o segundo, em termos educacionais, a partir da indagação: Qual o futuro da educação sem o humano como centro do processo? Em termos metodológicos, evidencia análises a partir da perspectiva fenomenológica existencial, compreensão teórica de matiz humanista que valoriza o papel da percepção como meio para o entendimento da realidade. A guisa de conclusão evidencia que o intento deste trabalho foi a apresentação de  panoramas históricos e críticas ao uso da tecnologia (simbolizada pela IA)quando utilizadas dentro de perspectivas não humanistas, fato que poderia criar outras perspectivas de exclusão para além daquelas conhecidas na atualidade.

 

Palavras-chave: Antropocentrismo. Destituição do humano. Fenomenologia.

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Publicado

2019-01-01

Como Citar

GOMES, V.; ALMEIDA, D. A. de; MACIEL JUNIOR, E. De jornada nas estrelas a Sophia: ensaio fenomenológico sobre a destituição do humano e suas imbricações educacionais. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 315–339, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n1ID725. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/725. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos