Discursos da avaliação escolar na contemporaneidade

Autores

  • Sônia Regina da Luz Matos
  • Betina Schuler

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID728

Resumo

Este artigo problematiza os discursos da avaliação escolar, em suas relações com as sociedades disciplinar e de controle. A partir de uma perspectiva pós-estruturalista em educação, examinamos os programas da disciplina de Avaliação em um curso de Pedagogia de uma instituição de Ensino Superior no sul do Brasil, buscando rastrear os conceitos e bibliografias operados nesses materiais. Retiramos desses programas, os elementos de normalização que produzem padrões e formam saberes que constituem um tipo de vontade de verdade sobre o tema. Identificamos, a partir de tal exame, o discurso da avaliação classificatória e o discurso da avaliação crítica, buscando problematizar seus efeitos de poder e saber.

 

Palavras-chave: Avaliação Escolar. Discurso. Poder. Saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

MATOS, S. R. da L.; SCHULER, B. Discursos da avaliação escolar na contemporaneidade. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 397–425, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n1ID728. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/728. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos