Percepção dos residentes do processo avaliativo e seus instrumentos na residência multiprofissional na atenção integral em ortopedia e traumatologia

Autores

  • Gabriela Amorim Barreto Alvarenga
  • Edna Ferreira Coelho Galvão
  • Silvânia Lins Yukiko Takanashi

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID730

Resumo

A avaliação deve ser um processo reflexivo sobre a aprendizagem e impulsionadora de sua continuidade, sendo um processo dinâmico e construtivista, permitindo ao avaliador agir da forma mais adequada possível, objetivando a aprendizagem efetiva por parte do educando. As Residências Multiprofissionais em Saúde são programas de pós-graduação de formação prática e teórica, onde o residente é inserido em serviços de saúde por um período de dois anos, com o auxílio e orientação dos preceptores que também possuem a função de avaliadores destes residentes. O instrumento avaliativo em uso atualmente é o REGISTRO DE ATITUDES, uma tabela que lista as competências e habilidades a serem avaliadas no residente. Diante deste cenário pretendeu-se com este estudo, identificar a percepção dos residentes da Residência Multiprofissional sobre o processo avaliativo vigente e seus instrumentos. Os participantes foram ouvidos em uma entrevista estruturada com quatro questões. A análise dos dados seguiu os princípios da Análise de Conteúdo, onde as informações foram tratadas por Categorização e Subcategorização com auxílio do Iramuteq. O estudo demonstrou multiplicidade de saberes sobre o tema, acusando dúvidas e insegurança sobre o processo avaliativo e sua condução no programa de residência resultando em falhas e insatisfação dos envolvidos.

 

Palavras-chave: Avaliação. Ensino. Residência Multiprofissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

ALVARENGA, G. A. B.; GALVÃO, E. F. C.; TAKANASHI, S. L. Y. Percepção dos residentes do processo avaliativo e seus instrumentos na residência multiprofissional na atenção integral em ortopedia e traumatologia. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 455–479, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n1ID730. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/730. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)