A visão dos preceptores a respeito da residência multiprofissional com foco na ortopedia e traumatologia no interior da Amazônia

Autores

  • Monique Natálle Silva Pereira
  • Jorge Carlos Menezes Nascimento Junior
  • Edna Ferreira Coelho Galvão

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n1ID400

Resumo

A nova constituição do conceito de saúde e de assistência à saúde baseada nos princípios da universalidade, integralidade, equidade, intersetorialidade, humanização do atendimento e participação social propostas pelo Sistema Único de Saúde têm requerido a reformulação da atuação dos diversos atores que compõem o quadro da atenção à saúde para que a assistência ao usuário seja pautada na atuação multiprofissional. A pesquisa busca avaliar a percepção sobre o processo de ensino aprendizagem desenvolvido no contexto da Ortopedia e Traumatologia entre preceptores inseridos na Residência Multiprofissional em Saúde na Atenção Integral em Traumatologia e Ortopedia. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal realizado com 29 preceptores através da aplicação de um questionário formulado pelos autores da pesquisa. Os dados foram tratados no Microsoft Excel Office 2013 e teste Qui-quadrado no Bioestat 5.3 com p≤0.05. Nos resultados, 72,4%; n=21 respondeu “Não” quando questionados se tiveram acesso ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e a parcela de 93,1%; n=27 acreditam que a Residência está voltada para o fortalecimento dos princípios e diretrizes do SUS. Portanto, o processo de ensino aprendizagem da Residência Multiprofissional possui pontos positivos assim como algumas lacunas em sua estrutura que podem ser minimizadas através da organização e entrosamento entre a equipe envolvida no programa, para que o ensino e aprendizagem seja um instrumento de mudança na oferta de saúde de qualidade à comunidade.

 

Palavras-chave: Residência. Multiprofissional. Preceptores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-11

Como Citar

PEREIRA, M. N. S.; NASCIMENTO JUNIOR, J. C. M.; GALVÃO, E. F. C. A visão dos preceptores a respeito da residência multiprofissional com foco na ortopedia e traumatologia no interior da Amazônia. Revista Exitus, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 332–360, 2017. DOI: 10.24065/2237-9460.2018v8n1ID400. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/400. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)