O IDEB e as políticas públicas educacionais: estratégias, efeitos e consequências

Autores

  • Givanildo da Silva
  • Alex Vieira da Silva
  • Inalda Maria dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID723

Resumo

O texto objetiva apresentar uma discussão sobre as estratégias, os efeitos e as consequências do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) na escola pública brasileira. Como resultados foi possível constatar que: a) O IDEB é, na atualidade, o indutor das políticas educacionais; b) a educação que é desenvolvida com os estudantes, na escola pesquisada, é fragmentada, sendo enfatizadas apenas as disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática; e c) no contexto da escola em análise do município de Messias os profissionais das escolas buscam incentivar os estudantes com premiações para participarem das avaliações, assim como do processo de preparação para esta.

 

Palavras-chave: IDEB. Políticas Educacionais. Educação Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

SILVA, G. da; SILVA, A. V. da; SANTOS, I. M. dos. O IDEB e as políticas públicas educacionais: estratégias, efeitos e consequências. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 258–285, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n1ID723. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/723. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos