HETERARQUIZAÇÃO E GOVERNANÇA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: a agenda política do Movimento Todos Pela Educação e do GIFE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2664

Palavras-chave:

Governança da educação, Movimento Todos Pela Educação, GIFE

Resumo

As reformas educacionais direcionadas pelo empresariado brasileiro geram conflitos e mudanças na gestão da educação pública, apresentando sentidos políticos e econômicos de como os processos de privatização defendem um modelo de governança pública. O texto objetiva compreender os fundamentos teóricos-ideológicos que orientam a governança da educação pública brasileira protagonizada pelo GIFE e o Movimento Todos Pela Educação. A metodologia esta pautada em uma perspectiva crítico-reflexiva, por meio da abordagem qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos a análise de conteúdo e a pesquisa bibliográfica. Como apontamentos, foi possível perceber a coalização do empresariado por meio da representação do Todos Pela Educação e do GIFE na defesa de um projeto de educação global no Brasil, em que as mudanças efetivadas orientam os sistemas de ensino a seguir modelos de sua rede de parceiros, que reafirmam a mercantilização e/ou privatização da educação pública por meio de programas e projetos que recomendam a filantropia para solucionar os déficits educacionais.

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Biografia do Autor

Elainy Paula Viturino Braz, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL, bolsista Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (FAPEAL) membro do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE/CNPq- UFAL).

 

Inalda Maria dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação Pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas (Campus- A.C. Simões), líder do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE/CNPq- UFAL).

Nélida Fernanda Inácio da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL, bolsista Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (FAPEAL), membro do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE/CNPq- UFAL).

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Publicado

2025-01-06

Como Citar

BRAZ, E. P. V.; SANTOS, I. M. dos; SILVA, N. F. I. da. HETERARQUIZAÇÃO E GOVERNANÇA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: a agenda política do Movimento Todos Pela Educação e do GIFE. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025005, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2664. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2664. Acesso em: 18 jan. 2025.

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Artigos