PARCERIAS NA EDUCAÇÃO: distintos percursos traçados para a privatização do conteúdo da escola básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1742

Palavras-chave:

Políticas educacionais., Educação Básica., Privatização na educação.

Resumo

A ampliação de pesquisas que abordam parcerias estabelecidas no campo educacional denota a proliferação de iniciativas que colaboram com a privatização do conteúdo da educação na realidade brasileira. Neste estudo, por meio de uma pesquisa documental problematizada a partir do método analítico-hermenêutico, discute-se o cenário a partir do qual parcerias entre grupos privados e filantrópicos e instituições públicas se efetivam no país, apresentando três materializações, por grupos distintos e movimentos diversos, que explicitam esses processos que têm como objetivo a apropriação e a redefinição do conteúdo da educação. Dividida em duas seções, para além de considerações iniciais e finais, este artigo apresenta elementos que contextualizam e buscam explicar a absorção, pelas escolas e suas respectivas mantenedoras, de projetos gestados fora de sua esfera de deliberação. Em seguida, apresenta três propostas distintas, que percorrem trajetórias diferentes, e que ilustram o contexto discutido: o Programa a União Faz a Vida, o Prêmio Educador Nota 10 e o Programa Escola Melhor – Sociedade Melhor. A partir do exposto, compreendem-se os processos que favorecem esses movimentos e tornam a escola um espaço de apropriação de concepções, valores e práticas mercadológicas, que afastam essa instituição da promoção do bem comum e da universalização de processos formativos pautados pela qualidade e pela equidade sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em História pela Universidade de Passo Fundo (1993); graduação em Pedagogia pela Faculdade Anglo-Americano de Chapecó/SC (2016); especialização em História Regional pela Universidade de Passo Fundo (1997); aperfeiçoamento em Epistemologia, Pesquisa e Ciências da Educação pela Universidade de Passo Fundo (1998); aperfeiçoamento em Práticas Educacionais Inclusivas, pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho / UNESP (2012); Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2000); Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos / UNISINOS (2004) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). É professora Titular III da Universidade de Passo Fundo, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. Atua desde 2006 na formação de pesquisadores no stricto senso, orientando mestrado e doutorado, com orientações concluídas em ambos os níveis. É pesquisadora e Bolsista Produtividade (nível 2) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Contabiliza mais de 100 publicações, entre artigos científicos, livros e capítulos de livros, no Brasil e no exterior. Tem experiência em extensão universitária, tendo atuado em diversos projetos de extensão. Desde 2018 é partícipe do Centro Regional de Educação da Universidade de Passo Fundo (centro de extensão universitária). Tem experiência na área da gestão acadêmica, atuando como membro de conselho editorial; coordenadora de linha de pesquisa, coordenadora de pesquisa e coordenadora da Área de Fundamentos da Educação na Faculdade de Educação, além de outras comissões internas (UPF). Atua, ainda, como líder de Grupo de Pesquisa no CNPq (GE-Quali - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre gestão e indicadores de qualidade na educação básica), desde 2006. Atualmente coordena e participa de dois projetos de pesquisa: Mapa da gestão escolar no Rio Grande do Sul e o projeto internacional Ensino Superior, inclusão e permanência dos Setores Populares Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão da Educação, Administração Educacional e Políticas Educacionais, pesquisando os seguintes temas: administração de redes, sistemas de ensino e unidades educativas, políticas educacionais, formação de professores e história da educação.

Referências

BALL, S. J. Educação Global S. A.: Novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: UEPG, 2014.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Acrescenta § 3º ao art. 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias [...]. Brasília, DF, nov., 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc59.htm. Acesso em: 07 out. 2021.

FÁVERO, A. A.; TONIETO, C.; CONSÁLTER, E. Eficácia ou proselitismo? A escola sob os ditames do gerencialismo empresarial. In: FÁVERO, A. A.; TONIETO, C.; CONSÁLTER, E. Leituras sobre educação e neoliberalismo. Curitiba: CRV, 2020. p. 27-40.

FERNANDES, F. A revolução burguesa no Brasil. São Paulo: Globo, 2006.

FILGUEIRAS, F. Indo além do gerencial: a agenda de governança democrática e a mudança silenciada no Brasil. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 1, n. 52, p. 71-88, jan./fev., 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rap/v52n1/1982-3134-rap-52-01-71.pdf. Acesso em: 02 jun. 2021.

FRIGOTTO, G. Os circuitos da história e o balanço da educação no Brasil na primeira década do século XXI. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 46, p. 235-274, jan./abr., 2011.

HARVEY, D. O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

HYPOLITO, A. M. BNCC, Agenda Global e Formação Docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 187-201, jan./mai., 2019. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/995. Acesso em: 21 set. 2021.

LAVAL, C. A Escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.

LIBÂNEO, J. C. Finalidades educativas escolares em disputa: políticas educacionais, currículo e didática. Youtube, 29 set. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tCVGySI2aus. Acesso em: 17 out. 2021.

MACEDO, E. F. de. Fazendo a Base virar realidade: competências e o germe da comparação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 39-58, jan./mai., 2019. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/967. Acesso em: 02 jun. 2021.

MINAYO, M. C. S. Técnicas de análise do material qualitativo. IN: MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento - Pesquisa Qualitativa em Saúde. São Paulo: Hucitec Editora, 2014.

PEREIRA, J. N.; EVANGELISTA, O. Quando o capital educa o educador: BNCC, Nova Escola e Lemann. Movimento - Revista de Educação, Niterói, n. 10, p. 65-90, jan./jun., 2019. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32664. Acesso em: 16 jun. 2021.

PERONI, V. Implicações da relação público-privado para a democratização da educação no Brasil In: PERONI, V. (Org.). Diálogos sobre as redefinições das fronteiras entre o público e o privado: implicações para a democratização da educação. São Leopoldo: Oikos, 2015. p. 15-34.

PORTELA JÚNIOR, A. Florestan Fernandes e o conceito de patrimonialismo na compreensão do Brasil. Plural, São Paulo, v.19.2, 2012, p. 9-27. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/74433. Acesso em: 02 jun. 2021.

PRÊMIO EDUCADOR NOTA 10. O maior e mais importante Prêmio da Educação Básica brasileira. Disponível em: https://premioeducadornota10.org/. Acesso em: 06 jun. 2021.

PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA. Disponível em: https://auniaofazavida.com.br/. Acesso em: 20 out. 2021.

RIKOWSKI, G. Privatização em educação e formas de mercadoria. Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 21, p. 393-413, jul./dez., 2017. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/810/0. Acesso em: 15 mai. 2021.

RIO GRANDE DO SUL. Lei nº 14.734, de 15 de setembro de 2015. Institui o Programa Estadual Escola Melhor: Sociedade Melhor. Diário Oficial do Estado nº 177, de 16 de setembro de 2015.

SILVA, M. A. da. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Caderno CEDES, Campinas, v. 29, n. 78, mai./ago., 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/9dskHZ5yhjhYbXfGNNvm4VK/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

ESTORMOVSKI, R. C.; SIQUEIRA ESQUINSANI, R. S. PARCERIAS NA EDUCAÇÃO: distintos percursos traçados para a privatização do conteúdo da escola básica. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022075, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1742. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1742. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos