PARCERIAS NA EDUCAÇÃO: distintos percursos traçados para a privatização do conteúdo da escola básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1742

Palavras-chave:

Políticas educacionais., Educação Básica., Privatização na educação.

Resumo

A ampliação de pesquisas que abordam parcerias estabelecidas no campo educacional denota a proliferação de iniciativas que colaboram com a privatização do conteúdo da educação na realidade brasileira. Neste estudo, por meio de uma pesquisa documental problematizada a partir do método analítico-hermenêutico, discute-se o cenário a partir do qual parcerias entre grupos privados e filantrópicos e instituições públicas se efetivam no país, apresentando três materializações, por grupos distintos e movimentos diversos, que explicitam esses processos que têm como objetivo a apropriação e a redefinição do conteúdo da educação. Dividida em duas seções, para além de considerações iniciais e finais, este artigo apresenta elementos que contextualizam e buscam explicar a absorção, pelas escolas e suas respectivas mantenedoras, de projetos gestados fora de sua esfera de deliberação. Em seguida, apresenta três propostas distintas, que percorrem trajetórias diferentes, e que ilustram o contexto discutido: o Programa a União Faz a Vida, o Prêmio Educador Nota 10 e o Programa Escola Melhor – Sociedade Melhor. A partir do exposto, compreendem-se os processos que favorecem esses movimentos e tornam a escola um espaço de apropriação de concepções, valores e práticas mercadológicas, que afastam essa instituição da promoção do bem comum e da universalização de processos formativos pautados pela qualidade e pela equidade sociais.

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Biografia do Autor

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em História pela Universidade de Passo Fundo (1993); graduação em Pedagogia pela Faculdade Anglo-Americano de Chapecó/SC (2016); especialização em História Regional pela Universidade de Passo Fundo (1997); aperfeiçoamento em Epistemologia, Pesquisa e Ciências da Educação pela Universidade de Passo Fundo (1998); aperfeiçoamento em Práticas Educacionais Inclusivas, pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho / UNESP (2012); Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2000); Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos / UNISINOS (2004) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). É professora Titular III da Universidade de Passo Fundo, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. Atua desde 2006 na formação de pesquisadores no stricto senso, orientando mestrado e doutorado, com orientações concluídas em ambos os níveis. É pesquisadora e Bolsista Produtividade (nível 2) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Contabiliza mais de 100 publicações, entre artigos científicos, livros e capítulos de livros, no Brasil e no exterior. Tem experiência em extensão universitária, tendo atuado em diversos projetos de extensão. Desde 2018 é partícipe do Centro Regional de Educação da Universidade de Passo Fundo (centro de extensão universitária). Tem experiência na área da gestão acadêmica, atuando como membro de conselho editorial; coordenadora de linha de pesquisa, coordenadora de pesquisa e coordenadora da Área de Fundamentos da Educação na Faculdade de Educação, além de outras comissões internas (UPF). Atua, ainda, como líder de Grupo de Pesquisa no CNPq (GE-Quali - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre gestão e indicadores de qualidade na educação básica), desde 2006. Atualmente coordena e participa de dois projetos de pesquisa: Mapa da gestão escolar no Rio Grande do Sul e o projeto internacional Ensino Superior, inclusão e permanência dos Setores Populares Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão da Educação, Administração Educacional e Políticas Educacionais, pesquisando os seguintes temas: administração de redes, sistemas de ensino e unidades educativas, políticas educacionais, formação de professores e história da educação.

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

ESTORMOVSKI, R. C.; SIQUEIRA ESQUINSANI, R. S. PARCERIAS NA EDUCAÇÃO: distintos percursos traçados para a privatização do conteúdo da escola básica. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022075, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1742. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1742. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos