REDE DE RELAÇÕES DO INSTITUTO AYRTON SENNA: articulações para o substanciamento das parcerias público-privadas entre o Instituto Ayrton Senna e a Secretaria Municipal de Educação de Maceió-AL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1682

Palavras-chave:

Instituto Ayrton Senna. Maceió –AL. Parcerias público-privadas. Rede de relações.

Resumo

Diante da expansiva e notória atuação do Instituto Ayrton Senna (IAS) no Brasil e na rede pública de ensino da capital alagoana, o presente texto preocupa-se com a apresentação e análise da rede de relações que substancia a parceria público-privada (PPP) entre o IAS e a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (SEMED). Os principais resultados da pesquisa apontam que são três as frentes que se relacionam com o Estado através das PPP, sendo elas os Organismos Internacionais, as Associações Sem Fins Lucrativos (ASFL) e as empresas privadas. Ao engendrar-se na educação pública, essa rede atua de modo a inserir, através do consenso, a lógica do privado sobre o público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nélida Fernanda Inácio da Silva , Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Educação, Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação; Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional;

Inalda Maria dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Possui Pós-Doutorado em Educação (2018) e Doutorado em Educação (2008). Professora associada do Centro de Educação no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. 

Referências

ADRIÃO, T.; PERONI, V.. Análise das consequências de parcerias firmadas entre municípios brasileiros e a Fundação Ayrton Senna para a oferta educacional. Relatório de pesquisa, 2010.

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F..O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Thompson, 2000.

BARDIN, L.. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições, 1977.

CAETANO, M. R..A proposta do Instituto Ayrton Senna para educar no século 21 ou uma velha proposta com nova roupagem. Revista da Faculdade de Educação, Vol. 24, Ano 13, n.2, p. 113-133, jul./dez. 2015. DOI/1030681/21787476.Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3955. Acesso em: 28 ago.2020.

CÊA, G. S. S., PAZ, S. R.. Quadro categorial: referências para o levantamento de análise de dados. Material interno de pesquisa do GP-TESE/UFAL, 2012.

CÊA, G. S. S..Parceria público-privada em educação como fenômeno econômico, político e cultural: explorando contribuições teóricas gramscianas. Texto-síntese de pós-doutorado. 2016.

CÊA, G. S. S..Parcerias público-privadas e hipertrofia do mercado na educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 13, n. 1, p. 30-47, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v13i1.44350. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44350/24601. Acesso em: 28 ago.2020.

COSTA, M. F. S..O programa gestão nota 10: parceria público-privada na educação. 2013. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós–Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.

GIL, A. C..Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, v. 201, 2010.

GRAMSCI, A.. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

GRAMSCI, A..Caderno 22 (1934): Americanismo e fordismo. In: GRAMSCI, A... Temas de cultura. Ação Católica. Americanismo e fordismo. Vol 4. Edição e tradução de Carlos Nelson Coutinho, 2007.

MASSON, G..As contribuições do método materialista histórico e dialético para a pesquisa sobre políticas educacionais. Anais. IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL: a Pós-Graduação e suas interlocuções com a Educação Básica, Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2012, p. 1-13, 2012.

MÉSZÁROS, I..Educação para além do capital. 2 ed. São Paulo: Boitempo: 2008.

MICHEL, J. C. M. et al. A ação do instituto Ayrton Senna na gestão das políticas educacionais: alianças sociais e legitimação do gerencialismo na educação. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí/SC 2010.

PECI, A.. O impacto de reestruturação e privatização na gestão integrada do setor de energia elétrica: análise do setor a partir da abordagem de redes. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 2000.

PERONI, V. M. V..O público e o privado na gestão e financiamento de sistemas educacionais públicos: um estudo dos programas da Rede Vencer, coordenado pelo Instituto Ayrton Senna. Anais. Simpósio Brasileiro (23.: 2007 nov. 11-14); Congresso Luso-Brasileiro (5.: 2007 nov. 11-14); Colóquio Ibero-Americano de Política e Administração da Educação.Cadernos Anpae n. 4, Porto Alegre. 2007. nov. p. 11-14.

POJO, Oneide Campos. A parceria público-privada do Instituto Ayrton Senna e a Prefeitura Municipal de Benevides: entre os desafios (pro) postos e os limites da realidade. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Belém/PA, 2014.

RAMOS, N. M..Estudantes paulistanos se preparam para o século XXI. Instituto Ayrton Senna: São Paulo, p. 1. 2017. Disponível em: https://www.institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/conteudos/estudantes-paulistanos-se-preparam-para-o-seculo-XXI.html. Acesso em: 28 ago de 2020.

ROBERTSON, S.; VERGER, A..A origem das parcerias público-privada na governança da educação mundial. Educação e Sociedade, v. 33, n. 121, p. 1133-1156, 2012. DOI: 10.1590/ES.234679. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/J4LqqtJBmwML9cR4dg8p65L/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 ago de 2020.

SANTOS, K. K. F, CÊA, G.S.S., SILVA, S.R.P. Governança, parcerias público-privadas e educação: aproximações teóricas. Anais. SBPC EDUCAÇÃO / 70ª Reunião Anual da SBPC, Maceió/AL/ Universidade Federal de Alagoas, 2018, p. 789-792.

SHIROMA, E. O. ; CAMPOS, R. F. ; GARCIA, R. M. C. . Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodologógicos para análise de documentos. Perspectiva – Revista do Centro de Ciências da Educação da UFSC, Florianópolis, v. 23, p. 427-446, 2005. DOI: https://doi.org/10.5007/%25x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9769. Acesso em: 28 ago de 2020.

SHIROMA, E.. O; MORAES, M. C.M; EVANGELISTA. A Política Educacional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.

SILVA, F. X.. Produção Acadêmica sobre o Instituto Ayrton Senna (2002 -2015): características e contribuições'. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos Biblioteca Depositária: undefined, 2016.

SOUZA; S. A.; CAETANO, M. R..Redes de relações e o Instituto Ayrton Senna. In: ADRIÃO, T.; PERONI, V.. Análise das consequências de parcerias firmadas entre municípios brasileiros e a Fundação Ayrton Senna para a oferta educacional. Relatório de pesquisa, 2010.

STABELINI, Ana Maria. A gestão entra em cena: um estudo do programa gestão nota 10 do Instituto Ayrton Senna. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP, 2013.

Downloads

Publicado

2022-02-24

Como Citar

INÁCIO DA SILVA , N. F. .; SANTOS, I. M. dos. REDE DE RELAÇÕES DO INSTITUTO AYRTON SENNA: articulações para o substanciamento das parcerias público-privadas entre o Instituto Ayrton Senna e a Secretaria Municipal de Educação de Maceió-AL. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022019, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1682. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1682. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)