REDE DE RELAÇÕES DO INSTITUTO AYRTON SENNA: articulações para o substanciamento das parcerias público-privadas entre o Instituto Ayrton Senna e a Secretaria Municipal de Educação de Maceió-AL
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1682Palavras-chave:
Instituto Ayrton Senna. Maceió –AL. Parcerias público-privadas. Rede de relações.Resumo
Diante da expansiva e notória atuação do Instituto Ayrton Senna (IAS) no Brasil e na rede pública de ensino da capital alagoana, o presente texto preocupa-se com a apresentação e análise da rede de relações que substancia a parceria público-privada (PPP) entre o IAS e a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (SEMED). Os principais resultados da pesquisa apontam que são três as frentes que se relacionam com o Estado através das PPP, sendo elas os Organismos Internacionais, as Associações Sem Fins Lucrativos (ASFL) e as empresas privadas. Ao engendrar-se na educação pública, essa rede atua de modo a inserir, através do consenso, a lógica do privado sobre o público.
Downloads
Referências
ADRIÃO, T.; PERONI, V.. Análise das consequências de parcerias firmadas entre municípios brasileiros e a Fundação Ayrton Senna para a oferta educacional. Relatório de pesquisa, 2010.
ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F..O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Thompson, 2000.
BARDIN, L.. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições, 1977.
CAETANO, M. R..A proposta do Instituto Ayrton Senna para educar no século 21 ou uma velha proposta com nova roupagem. Revista da Faculdade de Educação, Vol. 24, Ano 13, n.2, p. 113-133, jul./dez. 2015. DOI/1030681/21787476.Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3955. Acesso em: 28 ago.2020.
CÊA, G. S. S., PAZ, S. R.. Quadro categorial: referências para o levantamento de análise de dados. Material interno de pesquisa do GP-TESE/UFAL, 2012.
CÊA, G. S. S..Parceria público-privada em educação como fenômeno econômico, político e cultural: explorando contribuições teóricas gramscianas. Texto-síntese de pós-doutorado. 2016.
CÊA, G. S. S..Parcerias público-privadas e hipertrofia do mercado na educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 13, n. 1, p. 30-47, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v13i1.44350. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44350/24601. Acesso em: 28 ago.2020.
COSTA, M. F. S..O programa gestão nota 10: parceria público-privada na educação. 2013. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós–Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
GIL, A. C..Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, v. 201, 2010.
GRAMSCI, A.. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
GRAMSCI, A..Caderno 22 (1934): Americanismo e fordismo. In: GRAMSCI, A... Temas de cultura. Ação Católica. Americanismo e fordismo. Vol 4. Edição e tradução de Carlos Nelson Coutinho, 2007.
MASSON, G..As contribuições do método materialista histórico e dialético para a pesquisa sobre políticas educacionais. Anais. IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL: a Pós-Graduação e suas interlocuções com a Educação Básica, Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2012, p. 1-13, 2012.
MÉSZÁROS, I..Educação para além do capital. 2 ed. São Paulo: Boitempo: 2008.
MICHEL, J. C. M. et al. A ação do instituto Ayrton Senna na gestão das políticas educacionais: alianças sociais e legitimação do gerencialismo na educação. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí/SC 2010.
PECI, A.. O impacto de reestruturação e privatização na gestão integrada do setor de energia elétrica: análise do setor a partir da abordagem de redes. Dissertação (Mestrado em Administração) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 2000.
PERONI, V. M. V..O público e o privado na gestão e financiamento de sistemas educacionais públicos: um estudo dos programas da Rede Vencer, coordenado pelo Instituto Ayrton Senna. Anais. Simpósio Brasileiro (23.: 2007 nov. 11-14); Congresso Luso-Brasileiro (5.: 2007 nov. 11-14); Colóquio Ibero-Americano de Política e Administração da Educação.Cadernos Anpae n. 4, Porto Alegre. 2007. nov. p. 11-14.
POJO, Oneide Campos. A parceria público-privada do Instituto Ayrton Senna e a Prefeitura Municipal de Benevides: entre os desafios (pro) postos e os limites da realidade. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Belém/PA, 2014.
RAMOS, N. M..Estudantes paulistanos se preparam para o século XXI. Instituto Ayrton Senna: São Paulo, p. 1. 2017. Disponível em: https://www.institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/conteudos/estudantes-paulistanos-se-preparam-para-o-seculo-XXI.html. Acesso em: 28 ago de 2020.
ROBERTSON, S.; VERGER, A..A origem das parcerias público-privada na governança da educação mundial. Educação e Sociedade, v. 33, n. 121, p. 1133-1156, 2012. DOI: 10.1590/ES.234679. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/J4LqqtJBmwML9cR4dg8p65L/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 ago de 2020.
SANTOS, K. K. F, CÊA, G.S.S., SILVA, S.R.P. Governança, parcerias público-privadas e educação: aproximações teóricas. Anais. SBPC EDUCAÇÃO / 70ª Reunião Anual da SBPC, Maceió/AL/ Universidade Federal de Alagoas, 2018, p. 789-792.
SHIROMA, E. O. ; CAMPOS, R. F. ; GARCIA, R. M. C. . Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodologógicos para análise de documentos. Perspectiva – Revista do Centro de Ciências da Educação da UFSC, Florianópolis, v. 23, p. 427-446, 2005. DOI: https://doi.org/10.5007/%25x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9769. Acesso em: 28 ago de 2020.
SHIROMA, E.. O; MORAES, M. C.M; EVANGELISTA. A Política Educacional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.
SILVA, F. X.. Produção Acadêmica sobre o Instituto Ayrton Senna (2002 -2015): características e contribuições'. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos Biblioteca Depositária: undefined, 2016.
SOUZA; S. A.; CAETANO, M. R..Redes de relações e o Instituto Ayrton Senna. In: ADRIÃO, T.; PERONI, V.. Análise das consequências de parcerias firmadas entre municípios brasileiros e a Fundação Ayrton Senna para a oferta educacional. Relatório de pesquisa, 2010.
STABELINI, Ana Maria. A gestão entra em cena: um estudo do programa gestão nota 10 do Instituto Ayrton Senna. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nélida Fernanda Inácio da Silva , Inalda Maria dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).