Da discência à docência: concepções e perspectivas na formação inicial de professores de química sobre a Sequência Didática – SD

Autores

  • Everton Bedin
  • José Claudio Del Pino

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID718

Resumo

Qualificar a formação inicial de professores é uma tarefa complexa que exige competências e habilidades, já que é necessária para aprimorar os processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Neste sentido, este artigo tem o objetivo de apresentar resultados de uma atividade desenvolvida com o intuito de fazer com que o professor em formação inicial, além de ser aprendiz, e ajuizar ideias e concepções críticas e reflexivas sobre metodologias de ensino, perceba-se enquanto professor, considerando o desenvolvimento de uma oficina pedagógica à luz da Sequência Didática (SD). Os dados foram coletados por meio da observação e da aplicação de um questionário identificado como pré e pós-teste durante o planjemanto, o desenvolvimento e a síntese da oficina. Estes dados foram analisados e interpretados por meio do teste Survey e da Análise de Conteúdos, sendo exibidos por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) for Windows. Ao término, se reconhece a formação inicial docente como uma estratégia ampla de profissionalização, indispensável para implementar uma política de melhoria na Educação Básica, caracterizando o professor como um facilitador na construção do conhecimento do aluno, por meio de sua ação em sua formação, pois com a aplicação da SD o professor é capaz de facilitar a compreensão do conteúdo científico ao aluno por meio de diferentes módulos, possibilitando o detalhamento completo deste em diferentes materiais didáticos.

 

Palavras-chave: Sequência Didática. Concepção docente. Metodologia de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

BEDIN, E.; DEL PINO, J. C. Da discência à docência: concepções e perspectivas na formação inicial de professores de química sobre a Sequência Didática – SD. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 119–147, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n1ID718. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/718. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos