AMPLIANDO HORIZONTES: o potencial do podcast como ferramenta de educação inclusiva – uma Revisão Sistemática de Literatura
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2533Palavras-chave:
Revisão Sistemática de Literatura, podcast, Educação inclusivaResumo
Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, este artigo analisa e apresenta um panorama sobre a utilização do podcast nas práticas pedagógicas inclusivas em escolas e na formação de educadores e de estudantes. Foram realizadas buscas em diversas bases de dados nacionais e internacionais. Após a verificação do enquadramento das pesquisas aos critérios de inclusão, constituíram-se 12 pesquisas selecionadas, dentre o prazo de publicação da mais antiga, do ano de 2018, a mais recente, do ano de 2020. A definição de critérios de inclusão e exclusão, juntamente com a elaboração e a combinação de palavras-chave relevantes para a busca, foram essenciais para obter respostas à questão de pesquisa: Como os podcasts são usados nas escolas na perspectiva da educação inclusiva. Evidenciou-se que há pesquisas sobre o uso do podcast como recurso tecnológico em diferentes regiões do Brasil. Três dessas pesquisas concentram-se na região Nordeste, enquanto uma está localizada no Sudeste. No entanto, nenhuma das pesquisas nos últimos 5 anos a respeito da questão da pesquisa apresentam relação do uso do podcast na perspectiva da educação inclusiva, o que se vê com grande preocupação, devido a dimensão pedagógica do podcast para garantir a aprendizagem e a inclusão das pessoas com necessidades educacionais específicas. A pesquisa fornece um panorama das possibilidades e das potencialidades do podcast na educação, destacando sua relevância como ferramenta pedagógica e incentivando a exploração desse recurso nas práticas educacionais.
Downloads
Referências
ABDULRALMAN, T.; BASALAMA, N.; WIDODO, M. R. The Impact of Podcasts on EFL Students' Listening Comprehension. International Journal of Language Education, [S. l.], v. 2, n 2, 2018. DOI: 10.26858/ijole.v2i2.5878.
ALMEIDA, M. E. B. de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 29, n 2, p. 327-340, 2003. DOI: 10.1590/S1517-97022003000200010
BELLONI, M. L.; GOMES, N. G. Infância, mídias e aprendizagem: autodidaxia e colaboração. Educação & Sociedade, [S. l.], v. 29, n 104, p. 717–746, 2008. DOI: 10.1590/S0101-73302008000300005.
BLOMGREN, C. OER Conscientização e uso de REA: a afinidade entre o ensino superior e o ensino fundamental e médio. Revisão Internacional de Pesquisa em Aprendizagem Aberta e Distribuída, [S. l.], v. 19 n. 2, 2018. DOI: 10.19173/irrodl.v19i2.3431.
BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil.
BRASIL Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
BRASIL Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
BRIZOLA, J.; FANTIN, N. Revisão da literatura e revisão sistemática de literatura. RELVA, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 23-39, 2016. DOI: 10.30681/relva.v3i2.1738.
CAMPOS, C. S.; MOTA, K. M. C. F.; BRITO, A. L. O podcast como ferramenta ao ensino: implicações e possibilidades educativas. In: VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2020, MACEIÓ/AL. Anais VII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2020. p. 1-6.
CAMPOS, V. H. M. de C de.; MATUDA, F. G. Uso de podcasts como potencializador do desenvolvimento de gêneros orais em aulas de língua portuguesa no ensino médio. EaD & Tecnologias Digitais na Educação, [S. l.], v. 7, n 9, p. 85-96, 2019. DOI: 10.30612/eadtde.v7i9.9861.
CARVALHO, F. B. da C. M. et al. Uso de recursos podcast e webquest no estudo do tema avaliação na educação infantil. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 192-205, 2018. DOI: 10.17851/1983-3652.11.2.192-205.
D’AGUA, S. L.; SILVA, A. G. Reflexões acerca da formação docente e das tecnologias. In: PERINELLI NETO, H. (Orgs.) Ver, fazer e viver cinema: experiências envolvendo curso de extensão universitária [online]. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016, p. 153-167.
DONATO, H.; DONATO, M. Etapas na Condução de uma Revisão Sistemática. Acta Med Port, [S. l.], v. 32, n. 3, p. 227-235, 2019. DOI: 10.20344/amp.11923.
FERREIRA, M. C. Intervenção educativa utilizando um podcast educacional sobre hanseníase. 2019. 105f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife/PE, 2019.
GARCÍA-MARTÍN, S.; CANTÓN-MAYO, I. Use of Technologies and Academic Performance in Adolescent Students. Comunicar: Media Education Research Journal, [S. l.], v. 27, n. 59, p. 73-81, 2019. DOI: 10.3916/C59-2019-07.
KENNEDY, M. J. et al. Introducing the Content Acquisition Podcast Professional Development Process: Supporting Vocabulary Instruction for Inclusive Middle School Science Teachers. Grantee Submission, Teacher Education and Special Education, [S. l.], v. 41, n. 2, p. 140-157, 2018. DOI: 10.1177/0888406417745655.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
LEITE, Q. dos S. S. Podcast no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa: o trabalho com a variação linguística na era digital. 2018. 124f. Dissertação (Mestrado em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande – PB, 2018.
NIKOLOU, S.; DARRA, M. The Use and Development of Podcasting as a Technological Tool in Secondary Education in Greece: A Case Study. International Education Studies, [S. l.], v. 11, n.11, p. 109-122, 2018. DOI:10.5539/ies.v11n11p109.
QUEIROZ, A. de M. Podcasts acessíveis sobre os aspectos educacionais e sociais da síndrome de berardinelli e síndrome de down. 2021. 189f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2021.
REIS, S. C.; GOMES, A. F. Podcasts para o ensino de Língua Inglesa: análise e prática de Letramento Digital. Calidoscópio, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 367–379, 2014.
SAIDELES, T. et al. A utilização do podcast como uma ferramenta inovadora no contexto educacional. REDIN - Revista Educacional Interdisciplinar, [S. l.], v. 07, n 1, p. 01-10, 2018.
SANTOS, T. P. dos.; REIS, M. B. F. A formação docente na perspectiva da educação Inclusiva. Revista Travessias, [S. l.], v 10, n 02, p. e13835, 2016.
SILVA, M. S. da. O uso do Podcast como recurso de aprendizagem no ensino superior. 2019. 154f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade do Vale do Taquari, Lajeado/RN, 2019.
SILVA, D. D. S. S. D. da. O papel do podcast papo de educador na formação de professores-ouvintes. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) — Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Araraquara/SP, 2020.
SILVA, T. F. da. Mídia-educação e os desafios na prática. 2019. 142f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza/CE, 2019.
TRENTIN, M. A. S.; SCOLARO, J. K. Ensino interdisciplinar das projeções cartográficas e suas relações com a matemática através de podcasts. Debates em Educação, [S. l.], v 10, n 22, p. 303–315, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n22p303-315.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Artur de Medeiros Queiroz, Everton Bedin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).