AMPLIANDO HORIZONTES: o potencial do podcast como ferramenta de educação inclusiva – uma Revisão Sistemática de Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2533

Palavras-chave:

Revisão Sistemática de Literatura, podcast, Educação inclusiva

Resumo

Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, este artigo analisa e apresenta um panorama sobre a utilização do podcast nas práticas pedagógicas inclusivas em escolas e na formação de educadores e de estudantes. Foram realizadas buscas em diversas bases de dados nacionais e internacionais. Após a verificação do enquadramento das pesquisas aos critérios de inclusão, constituíram-se 12 pesquisas selecionadas, dentre o prazo de publicação da mais antiga, do ano de 2018, a mais recente, do ano de 2020. A definição de critérios de inclusão e exclusão, juntamente com a elaboração e a combinação de palavras-chave relevantes para a busca, foram essenciais para obter respostas à questão de pesquisa: Como os podcasts são usados nas escolas na perspectiva da educação inclusiva. Evidenciou-se que há pesquisas sobre o uso do podcast como recurso tecnológico em diferentes regiões do Brasil. Três dessas pesquisas concentram-se na região Nordeste, enquanto uma está localizada no Sudeste. No entanto, nenhuma das pesquisas nos últimos 5 anos a respeito da questão da pesquisa apresentam relação do uso do podcast na perspectiva da educação inclusiva, o que se vê com grande preocupação, devido a dimensão pedagógica do podcast para garantir a aprendizagem e a inclusão das pessoas com necessidades educacionais específicas. A pesquisa fornece um panorama das possibilidades e das potencialidades do podcast na educação, destacando sua relevância como ferramenta pedagógica e incentivando a exploração desse recurso nas práticas educacionais.

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Biografia do Autor

Artur de Medeiros Queiroz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Mestre em Inovações em Tecnologias Educacionais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); doutorando em Educação em Ciências e em Matemática, Universidade Federal do Paraná - Brasil; Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM); Grupo de Estudos Holísticos Multimodais em Educação em Ciências (GEHMEC).

Everton Bedin, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Doutorado em Educação em Ciências: química da vida e saúde. Professor da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

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Publicado

2024-06-03

Como Citar

QUEIROZ, A. de M.; BEDIN, E. AMPLIANDO HORIZONTES: o potencial do podcast como ferramenta de educação inclusiva – uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista Exitus, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e024018, 2024. DOI: 10.24065/re.v14i1.2533. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2533. Acesso em: 18 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos