O DESVELAR DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2140

Palavras-chave:

Prática como componente curricular, Formação de professor, Licenciatura em Matemática

Resumo

Este estudo é recorte de uma tese de doutorado, em andamento, no qual o desvelar da Prática como Componente Curricular (PCC) na formação do professor de Matemática constitui objeto principal do estudo. Buscou-se identificar pesquisas sobre a PCC nas licenciaturas de Matemática no período de 2015 a 2020. O procedimento adotado foi a revisão sistemática de literatura, de abordagem qualitativa, com recolha de dados nas bases de acomodação da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e do catálogo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ancorados em Tardif (2020), Schön (2000), Brasil (2002, 2015), reforça-se a necessidade de refletir sobre os conceitos imbricados na PCC, mesmo após duas décadas de sua implantação. Nas pesquisas realizadas para este artigo apontam-se discrepâncias entre os projetos de cursos e a realidade nas instituições, e que ainda persiste o afastamento da teoria e a prática docente, implicando em uma formação teórica e sem elementos de reflexão na ação e na prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Jucivânio Félix de Sousa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino ? PPGEnsino da Universidade do Vale do Taquari - Univates, na linha de pesquisa de Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora - PPGP/UFJF, especialista em Gestão de Políticas Publicas pela UFJF e em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), graduado em Administração de Empresas (2012) pela Universidade Federal do Ceará e Licenciado em Matemática (2004) pela mesma universidade.

José Claudio Del Pino, Universidade do Vale do Taguari - Univates

Possui graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especialização em QUÌMICA pela Universidade de Passo fundo (1978), especialização em ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência acadêmica na área de Educação, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, material didático, currículo de química e informática educativa.

Referências

BORINI, R. B. M. C. A prática como componente curricular em um curso de licenciatura em matemática da UTFPR: uma análise na perspectiva da teoria da atividade. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 22 fev. 2018.

BACURY, G. R.; GONÇALVES, T. O. Reflexões sobre o percurso formativo de futuros professores de matemática durante o estágio supervisionado. Revista Exitus, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 276-304, 2017. DOI: 10.24065/2237-9460.2018v8n1ID398. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/398. Acesso em: 6 jun. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm. Acesso em: 20 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP nº 9/2001. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da educação básica em nível superior. Brasília, DF: Presidência da República, 2001a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP nº 21/2001. Duração e a carga horária dos cursos de formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF: Presidência da República, 2001b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_212001.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF: Presidência da República, 2002a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/13207-resolucao-cp-2002. Acesso em: 15 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horaria dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da educação básica, em nível superior. Brasília, DF: Presidência da República, 2002b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=159251-rcp002-02&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação. Brasília, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=136731-rcp002-15-1&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 abr. 2020.

CASARIN, S. T. et al. Tipos de revisão de literatura: considerações das editoras do Journal of Nursing and Health. J nurs health, Pelotas, RS, v. 10, n. esp, p. e20104031, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/article/view/19924. Acesso em: 15 mar. 2022.

CYRINO, M. C. C. T.; PASSERINI, G. A Reflexões sobre o estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina. In: MARLENE, C.; CAINELLI, I. F. (orgs.). O estágio na licenciatura: a formação de professores e a experiência interdisciplinar na Universidade Estadual de Londrina. 1. ed. Londrina, PR: UEL/Prodocencia/Midiograf, 2009. p. 125-144.

LEAL, M. F. C. Teoria e Prática no processo de formação profissional: o caso de um curso de Licenciatura em Matemática. 2016. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 16 mar. 2016.

LOBATO, L. H. dos S. A prática como componente curricular no curso de licenciatura em matemática de institutos federais do estado de Minas Gerais. 2018. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, SP, 31 ago. 2018.

MOREIRA, P. C.; DAVID, M. M. M. S. Matemática escolar, matemática científica, saber docente e formação de professores. Zetetiké, Campinas, v. 11, n. 19, jan./jun. 2003. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646950. Acesso em: 15 jun. 2021.

NETO, A. C. A.; CUNHA, A. S. A importância do PIBID no processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v. 13, n. 27, p. 1-12, jul. 2020. ISSN 1984-7505. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1829. Acesso em: 12 jan. 2022.

PEREIRA, B.; MOHR, A. Origem e contornos da prática como componente curricular. In: MOHR, Adriana; WIELEWICKI, Hamilton G. (orgs). Prática como componente curricular: que novidade é essa 15 anos depois? 1. ed. Florianópolis, SC: NUP/CED/UFSC, 2017. p. 19-38.

ROCHA, H. N. B. A prática como componente curricular na formação do professor de matemática: um olhar na perspectiva da legislação brasileira. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 15 mar. 2016.

ROTHER, E. T. Sistematic literature review x narrative review. Acta Paul Enferm, São Paulo, SP, v. 20, n. 2, p. vi-vii, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/z7zZ4Z4GwYV6FR7S9FHTByr/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 15 mar. 2022.

SANTOS, J. de A.; GOMES, L. P. S. Uma história do PIBID contada por estudantes do curso de licenciatura em matemática. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 213-237, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n2ID860. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/860. Acesso em: 2 mai. 2022.

SARRO, L. C.; SCHNETZLER, R. P. A Prática como Componente Curricular da Licenciatura em Matemática: Sugestões de Professores da Educação Básica. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, SC, v. 10, n. 2, p. 185-196, jan. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2015v10n2p185. Acesso em: 26 jun. 2020.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo – um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000. 256 p.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António. (org.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote- Instituto Inovação Educacional, 1995. p. 77-91.

SILVA, M. R. L. A prática como componente curricular via Projeto Integrado de Prática Educativa (PIPE) no ensino de estatística na universidade: implementação e implicações na formação inicial do professor de matemática. 2016. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 21 mar.2016.

SOUSA, L. M. M. et al. Scientific literature reviews:types, methods and applications in nursing. Portuguese journal of rehabilitation nursing, Silvalde, Portugal, v. 1, n. 1, p. 45-54, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/325949541_SCIENTIFIC_LITERATURE_REVIEWSTYPESMETHODS_AND_APPLICATIONS_IN_NURSING. Acesso em: 15 mar. 2022.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020. 6. reimp.

VILLANI, M. K. Licenciatura em matemática a distância na modalidade online: um estudo sobre um curso da Universidade aberta do Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, SP, 2014.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

FÉLIX DE SOUSA, F. J.; DEL PINO, J. C. O DESVELAR DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. Revista Exitus, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e023018, 2023. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2140. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2140. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos