Modelos constitutivos de sequências didáticas: enfoque na teoria das situações didáticas

Autores

  • Roberto da Silva Nunes
  • José Messildo Viana Nunes

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID719

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre o processo de construção de Sequências Didáticas, a partir de modelos teóricos da Didática Francesa, com enfoque na Teoria das Situações Didáticas. Trata-se de uma pesquisa teórica, cujas reflexões são ilustradas por noções relativas à divisibilidade. Buscamos apresentar alguns princípios que possam orientar professores e pesquisadores na construção de Sequências Didáticas. O panorama dos modelos apresentados pode se configurar como dispositivo didático para sala de aula, pesquisas científicas ou dispositivo de formação de professores. Além disso, evidenciamos que a Teoria das Situações Didáticas configura-se como modelo geral de construção de Sequências.

 

Palavras-chave: Sequências Didáticas. Didática da Matemática. Teoria das Situações Didáticas.

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Publicado

2019-01-01

Como Citar

NUNES, R. da S.; NUNES, J. M. V. Modelos constitutivos de sequências didáticas: enfoque na teoria das situações didáticas. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 148–174, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n1ID719. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/719. Acesso em: 5 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos