v. 9 n. 2 (2019)

					Visualizar v. 9 n. 2 (2019)
Publicado: 2019-04-01

Capa

  • Revista Exitus

    Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2ID869
  • Editorial

    Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Iran Abreu Mendes, Wagner Rodrigues Valente
    8-14
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2ID851

Conferência

Dossiê

  • História para a educação matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras

    Iran Abreu Mendes
    26-50
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2ID853
  • O ensino de número na escola primária: transformações lidas em manuais didáticos (1888-1965)

    Maria Célia Leme da Silva
    51-75
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2ID854
  • A importância dos jogos para o ensino de aritmética em manuais de autoria de Theobaldo Miranda Santos

    Cintia Schneider, David Antonio da Costa
    76-104
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2ID855
  • O professor leigo que ensinava matemática no sul do Mato Grosso (década de 60 do século XX): história da sua formação

    Alessandra Cristina Furtado, Edvonete Souza de Alencar, Rômulo Pinheiro de Amorim
    105-130
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2ID856
  • Formação de professores no século XIX e a aritmética de CONDORCET: espectros de vozes em revistas da instrução pública

    Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias, Anna Regina Lanner de Moura, Antonio Miguel
    131-160
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2ID857
  • Roberto Moreira, aulas particulares e o ensino de aritmética no século XIX

    Waléria de Jesus Barbosa Soares
    161-185
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2ID861
  • O elementar para Irene de Albuquerque

    Edilene Simões Costa dos Santos, Denise Medina França
    186-212
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2ID859
  • Uma história do PIBID contada por estudantes do curso de licenciatura em matemática

    José de Aquino Santos, Larissa Pinca Sarro Gomes
    213-237
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2ID860

Artigos

  • Filosofía de la tecnología: actitudes ante los avances tecnológicos en la Educación Física y Deportes

    Eduardo Francisco Freyre Roach, Adolfo Ramos Lamar, Fabio Zoboli
    238-262
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2ID862
  • A escola de todas as cores: o papel do gestor escolar no combate ao racismo

    Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo, Aline Cristina Clemente Braga
    263-291
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2ID863
  • O ataque à liberdade docente e a discussão sobre gênero e direitos humanos na educação. O multiculturalismo como proposta de resistência

    Marcos Vinicius Pereira Monteiro, Vera Helena Ferraz de Siqueira
    292-321
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2ID864
  • Coletivo de estudos, formação e práticas em educação para o desenvolvimento sustentável: itinerários de uma formação

    Elinete Oliveira Raposo, Nadia Magalhães da Silva Freitas
    322-350
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2ID865
  • A percepção dos alunos sobre o uso de webquest no desenvolvimento da leitura hipertextual

    José de Ribamar Carvalho Júnior, Silvana Neumann Martins
    351-380
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2ID866

Resenha

  • Letramento crítico na sociedade digital

    Cleisiane de Sousa Silva
    381-386
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2ID867

Normas para Publicação

  • Diretrizes para apresentação dos originais/Revista Exitus-UFOPA

    Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
    387-390
    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2ID868