A percepção dos alunos sobre o uso de webquest no desenvolvimento da leitura hipertextual
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2ID866Resumo
A leitura com hipertextos digitais na internet requer habilidade e muito foco. Para alguns leitores, a diversidade de informações disponibilizadas na rede podem promover situações prejudiciais à leitura como a dispersão. Assim, é importante usar ferramentas que possam combater este problema. Neste artigo, a investigação objetivou averiguar as percepções de alunos do Ensino Médio sobre a utilização da ferramenta metodológica Webquest no desenvolvimento da leitura de hipertextos digitais. A abordagem teórica contou com os pressupostos de ciberespaço (LÉVY, 1998); gênero digital e hipertexto (MARCUSCHI, 1999 e 2010; KENSKI, 2008); estratégias de leitura (SOLÉ, 1998); e Webquest (DODGE, 1999 e 2002; BOTTENTUIT JR, 2008 e 2010). Esta é uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, com caráter exploratório, sendo caracterizada como estudo de caso. Os sujeitos foram 26 alunos do curso Técnico em Alimentos do IFMA – Campus Zé Doca. Para coletar os dados foram utilizados dois questionários e a observação sistemática. A atividade consistiu na execução de uma Webquest pelos alunos. Durante o processo, observaram-se os procedimentos adotados no desenvolvimento da leitura de hipertextos na internet e, ao término, aplicou-se o questionário. Os resultados obtidos demostraram que a metodologia Webquest é relevante e viável como ferramenta de ensino para desenvolvimento da leitura de hipertexto, pois agrega em sua estrutura uma dinâmica com práticas que fomentam a motivação e despertam o interesse em abrir os hiperlinks, acessar outros textos e aprofundar a leitura, colaborando para que o leitor não se disperse e abandone o texto.
Palavras-chave: Leitura. Hipertexto digital. Webquest.