Ensino de estratégias de leitura na sala de aula do 5º e do 8º anos do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1246

Palavras-chave:

Ensino de estratégias de leitura, Ensino Fundamental, Prática pedagógica

Resumo

Este estudo buscou conhecer, entre outros aspectos, como as estratégias de leitura são ensinadas na sala de aula. Para a investigação, de cunho qualitativo, foi realizada uma entrevista semiestruturada com duas professoras de Língua Portuguesa do 5º e do 8º anos, vinculadas a uma escola municipal de Ensino Fundamental situada em Marques de Souza/RS. O aporte teórico está fundado em Solé (1998), Kato (1985), entre outros. Como resultados, evidenciou-se que as ações didáticas que, na opinião das professoras, promovem o ensino da leitura são: ‘horas de leitura’, contação de histórias, atividades avaliativas para cobrar as leituras realizadas e a praça literária. Nessas práticas, percebem-se situações significativas, como o estímulo à formulação de hipóteses e à inferenciação. No entanto, tais práticas quase não levavam em conta o ensino de estratégias metacognitivas, pois a maioria de suas ações eram inconscientes, isto é, sem um propósito definido. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Diesel, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Mestre em Ensino. Professora da rede privada de ensino. Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil

Silvana Neumann Martins, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino. Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

Márcia Jussara Hepp Rehfledt, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Informática na Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino. Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

ALVES, E. V. D. Estratégias de leitura e a (re)significação de uma prática de leitura. 2008. 110 f. Mestrado em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

ANTUNES, I. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2012.

COLOMER, T.; CAMPS, A. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed, 2002.

COSCARELLI, C. V. Reflexões sobre as inferências. Anais do VI CBLA - Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, Faculdade de Letras da UFMG, CD Rom, 2002.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FORNECK, K. et al. Um click na leitura: objetos virtuais de compreensão textual. Lajeado: Ed. da Univates, 2015, e-book.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

GALINDO, C. J.; INFORSATO, E. C. Algumas considerações sobre a formação continuada de professores a partir das necessidades formativas: O caso da Rede Municipal de Araraquara. In: Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, VIII, 2005, São Paulo. Anais...: UNESP - Universidade Estadual Paulista, 2005.

KATO, M. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1985.

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

LEFFA, V. J. Aspectos da leitura. Porto Alegre: Sagra-DC-Luzzatto, 1996.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 3. ed. São Paulo: Parábola, 2008.

MIRANDA, S. C. A gramática reflexiva como um instrumento para a produção escrita no ensino de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental II. 2014. 106 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.

MORAES, J. Criar leitores: para professores e educadores. Barueri: Manole, 2013.

OLIVEIRA, L. A. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

PORTO, C. C. R. Práticas de ensino de compreensão de leitura e conhecimentos de alunos do último ano do Ensino Fundamental I. 2011. 220 f. Mestrado Acadêmico em Educação. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 01 jun. 2011.

POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2002.

RIOLFI, C. et al. Ensino de língua portuguesa. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

RUARO, D. A. Problematização da prática reflexiva de professores de língua portuguesa na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2013.

SACRISTÁN, J. G. A educação que ainda é possível: ensaios sobre uma cultura para a educação. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SERRA, J.; OLLER, C. Estratégias de leitura e compreensão do texto no ensino fundamental e médio. In: TEBEROSKY, A. (org). Compreensão de leitura: a língua como procedimento. Porto Alegre: Artmed, 2003. p. 35-43.

SILVA, C. M. M. B. da S.; SILVA NETO, J. G. da. A língua portuguesa no ensino médio: conteúdos de ensino e o desenvolvimento da aula. Alfa, São Paulo, 57 (1): 295-314, 2013.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2020-09-04

Como Citar

DIESEL, A.; MARTINS, S. N.; REHFLEDT, M. J. H. Ensino de estratégias de leitura na sala de aula do 5º e do 8º anos do ensino fundamental. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020088, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1246. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1246. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)