O elementar para Irene de Albuquerque

Autores

  • Edilene Simões Costa dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Denise Medina França Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2ID859

Resumo

Mudanças que ocorrem no sistema educativo e na cultura escolar chegam à escola a partir da década de 1920, por meio de propostas reformistas e de legislação prescritas em vários cantos do país, dado que não existia um ministério da educação. O texto analisa o que são “saberes matemáticos nos anos iniciais”, entendidos como os primeiros passos, a base inicial de conhecimentos em matemática, organizada para ser ensinada aos alunos dos primeiros anos escolares, como proposto por Irene de Albuquerque, no manual intitulado Metodologia da Matemática (1951). Buscamos fundamentos que nos permitam responder à seguinte questão: Em seu discurso sobre ensino elementar, nesse Manual de Irene Albuquerque, os saberes matemáticos são tratados como elementares ou como rudimentares? A investigação utiliza como fontes de pesquisa o referido manual, em decorrência de sua abrangência e utilização principalmente nos cursos de formação de professores da época e no ISERJ (Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro). Como referência teórico-metodológica, o trabalho configura-se de natureza histórica, construindo o objeto de pesquisa, a partir de elementos vindos da história cultural. Os resultados encontrados apontam que os saberes matemáticos propostos por Albuquerque são considerados como rudimentos, ou seja, são conhecimentos atrelados à vida prática, indicando as mudanças dos saberes elementares matemáticos, em consonância com a vaga pedagógica da Escola Nova.

 

Palavras-chave: Educação Matemática. História da Educação Matemática. Escola Nova. Ensino Primário. Matrizes teóricas. Irene de Albuquerque.

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Publicado

2019-04-01

Como Citar

SANTOS, E. S. C. dos; FRANÇA, D. M. O elementar para Irene de Albuquerque. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 186–212, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n2ID859. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/859. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê