Uma história do PIBID contada por estudantes do curso de licenciatura em matemática

Autores

  • José de Aquino Santos redes Públicas Municipais de Ensino de Eunápolis/BA e Itagimirim/BA
  • Larissa Pinca Sarro Gomes Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2ID860

Resumo

A formação de professores é uma temática circunscrita em contextos permeados por muitas discussões. Neste artigo, considerando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como um espaço significativo para a formação de professores, apresentamos algumas atividades evidenciadas pelos estudantes de iniciação à docência, do curso de Licenciatura em Matemática, que podem trazer contribuições para sua formação. Participaram desta pesquisa, cinco estudantes bolsistas de iniciação à docência de um subprojeto do PIBID, desenvolvido em uma instituição pública de ensino superior, localizada no extremo sul da Bahia, no período de 2011 a 2014. Utilizamos a metodologia da História Oral para a produção de fontes escritas, privilegiando os relatos orais dos estudantes. Também consideramos documentos escritos que nos ajudaram a compreender como aconteceu a articulação entre a instituição de ensino superior e as escolas. Foi possível perceber que as ações realizadas no âmbito desse programa proporcionaram aos estudantes a mobilização e produção de saberes docentes, a partir do estudo de diferentes metodologias para o planejamento de materiais didáticos, dos momentos de reflexão a respeito da trajetória educacional dos estudantes, do trabalho realizado em sala de aula com os alunos da Educação Básica e da divulgação de suas experiências.

 

Palavras-chave: Formação de professores. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. História Oral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

SANTOS, J. de A.; GOMES, L. P. S. Uma história do PIBID contada por estudantes do curso de licenciatura em matemática. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 213–237, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n2ID860. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/860. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê