Coletivo de estudos, formação e práticas em educação para o desenvolvimento sustentável: itinerários de uma formação

Autores

  • Elinete Oliveira Raposo Universidade Federal do Pará
  • Nadia Magalhães da Silva Freitas Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2ID865

Resumo

A perspectiva deste artigo é apresentar parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado. Nesse sentido, o presente texto analisa as contribuições de um processo de formação continuada de professores, que se fundamentou numa proposta de aprendizagem vivencial e colaborativa, na abordagem dos atuais desafios socioambientais, no sentido de considerar a abordagem das questões de (in)sustentabilidade, inclusive na intenção de ressignificação da prática docente. A investigação enquadrou-se na perspectiva qualitativa, orientada pela pesquisa-ação-participante. Na análise e na interpretação dos dados, utilizou-se a análise textual discursiva. Nesse processo de formação, destacamos a disposição de escuta do outro, a autonomia, a objetivação dos conhecimentos específicos, que no confronto com os conhecimentos do coletivo, assumiram perspectiva interdisciplinar na consideração dos objetos de estudo. Por sua vez, reconhecemos que o processo participativo se constituiu aspecto importante que pode reverberar na conformação de uma ambiência escolar favorável. Os professores exerceram papel de protagonista do processo de formação, esquivando-se do estatuto de objeto, construíram conhecimentos, “ensinaram uns aos outros” e “aprenderam uns com os outros”, colaborando para aprendizagens mútuas. Todo o processo de formação foi mediado por problematizações e por contribuições, no sentido de aprofundamento e de reflexões coletivas, trazendo ao coletivo novas/outras interpretações/compreensões dos objetos de estudo. Configurou-se, um movimento colaborativo, cujo foco representou o compartilhamento de conhecimentos, experiências, práticas e ações.

 

Palavras-chave: Formação continuada de professores. Coletivo de estudos. Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

RAPOSO, E. O.; FREITAS, N. M. da S. Coletivo de estudos, formação e práticas em educação para o desenvolvimento sustentável: itinerários de uma formação. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 322–350, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n2ID865. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/865. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)