A escola de todas as cores: o papel do gestor escolar no combate ao racismo

Autores

  • Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo Universidade Estadual do Ceará
  • Aline Cristina Clemente Braga

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n2ID863

Resumo

O racismo é um tema ainda bastante discutido sob vários enfoques: sociológico, antropológico, filosófico, educacional, entre outros. A escola é um lócus por excelência para o debate e propostas de mudanças para disseminar o conhecimento e a necessidade de priorizar o direito de todos viverem bem no mundo. Este artigo teve por objetivo conhecer o papel do gestor escolar no combate ao racismo nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As referências teóricas utilizadas para respaldar a análise dos dados foram focadas em artigos científicos, documentos e livros, destacando os seguintes autores: Macedo (2014), Pereira (2012), Rodrigues (2011) e Schucman (2010). Elegeu-se a análise qualitativa dos dados, por meio de entrevista semiestruturada com uma coordenadora de uma escola pública e uma diretora de uma escola privada, sendo essas instituições localizadas em um mesmo bairro do município de Fortaleza, no estado do Ceará. As entrevistas revelaram que o tema racismo é tratado com o diálogo e que há a participação da gestão para a resolução de problemas, tendo-se ciência dos recursos disponíveis para trabalhar o tema. De outro ângulo, mostraram pouca desenvoltura no tocante às leis e aos trabalhos com projetos nas escolas que abordem o racismo de forma mais constante como parte do currículo escolar.

 

Palavras-chave: Preconceito racial. Gestão escolar. Ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

ARAÚJO, H. de L. M. R.; BRAGA, A. C. C. A escola de todas as cores: o papel do gestor escolar no combate ao racismo. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 263–291, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n2ID863. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/863. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)