v. 7 n. 2 (2017)

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID318
    Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, José Ricardo e Sousa Mafra
    8-15

Conferência

  • História e ensino de Matemática

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID298
    João Cláudio Brandemberg
    16-30

Artigos

  • Entrelaçamentos e possibilidades dos jogos de linguagem matemáticos: seus usos na comunidade remanescente de Quilombos da Agrovila de Espera, Alcântara – MA

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID299
    Raimundo Santos de Castro, Ademir Donizeti Caldeira
    32-54
  • Construção e análise de modelos exponenciais de forma significativa: uma experiência de ensino em sala de aula

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID302
    Emerson Silva de Sousa, Lorí Viali, Maurivan Güntzel Ramos
    55-73
  • Um caso de ensino sobre o sistema de numeração decimal como meio de identificação e formação de saberes de futuros professores de Matemática

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID301
    Raquel Gomes de Oliveira
    74-99
  • Problematização de práticas socioculturais na formação de professores de Matemática

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID303
    Iran Abreu Mendes, Carlos Aldemir Farias da Silva
    100-126
  • Uma proposta de investigação tecnológica na Educação Básica: aliando o ensino de Matemática e a Robótica Educacional

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID304
    Carlos Alberto Pedroso Araújo, Juliana da Ponte Santos, Juliane Conceição de Meireles
    127-149
  • Etnomatemática: uma aproximação com o trabalho como princípio educativo

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID305
    Claudio Fernandes da Costa
    150-172
  • Traços vivos: jogos de cenas nas (im)possíveis dobras da escrita na pesquisa em educação (Matemática)

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID306
    Márcia Maria Bento Marim, Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias
    173-190
  • Práticas socioculturais Xerente em comunidades de prática

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID311
    Elisângela Aparecida Pereira de Melo, Tadeu Oliver Gonçalves
    191-215
  • Conceitos de interdisciplinaridade segundo professoras(es) de Ciências em Santarém – Pará

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID308
    Nathália Prado Oliveira Parente, Jaílson Santos de Novais
    217-236
  • Concepções de professoras de Ciências sobre o ensino de Ciências

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID312
    Eliziane da Silva Dávila, Vanderlei Folmer, Robson Luiz Puntel
    237-261
  • A construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o ensino de Ciências

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID313
    Renato Araújo Torres de Melo Moul, Flávia Carolina Lins da Silva
    262-282
  • O ensino de Ciências no ensino fundamental e médio: reflexões e perspectivas sobre a educação transformadora

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID314
    Alexandre Fernando da Silva, José Heleno Ferreira, Carlos Alexandre Viera
    283-304
  • ¿Sólo van a trabajar si reciben los fondos? Management, regulación moral y escuelas en la periferia metropolitana (Córdoba, Argentina)

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID315
    Maria Cecilia Bocchio, Silvia Mariela Grinberg
    306-330
  • Ética e estética na formação humana

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID316
    Amanda Pires Chaves, Pedro Laudinor Goergen
    331-349
  • O trabalho da equipe multidisciplinar da assistência estudantil no IFCE - Campus Fortaleza/CE

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID317
    Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo, Francisca Rejane Bezerra Andrade
    350-377

Resenha

  • O ensino de conceitos e teorias matemáticas: uma aliança possível entre a investigação e a história

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID309
    José Ricardo e Souza Mafra, Girlane Aires Gonçalves
    378-383

Normas para Publicação

  • Diretrizes para apresentação dos originais/Revista Exitus-UFOPA

    DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID310
    Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
    384-387