Conceitos de interdisciplinaridade segundo professoras(es) de Ciências em Santarém – Pará

Autores

  • Nathália Prado Oliveira Parente
  • Jaílson Santos de Novais

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID308

Resumo

Esse trabalho objetivou acessar os conceitos que professoras(es) de Ciências têm a respeito do termo interdisciplinaridade e palavras correlatas (multi, pluri e transdisciplinaridade). Os sujeitos da pesquisa foram professoras(es) de Ciências que atuam na rede municipal de ensino em Santarém, Pará. Os dados obtidos por meio de questionários foram analisados segundo a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Constatou-se que as(os) professoras(es) já ouviram falar sobre o conceito de interdisciplinaridade, bem como o diferenciam de forma superficial de termos correlatos. As ideias centrais encontradas orientando os DSC foram: "Interdisciplinaridade é a interação entre as disciplinas ou áreas do conhecimento"; "Interdisciplinaridade como uma proposta de trabalho da escola, a fim de reunir as disciplinas"; "Multidisciplinaridade reúne várias disciplinas, sem relação direta, trabalhando o mesmo tema"; "Interdisciplinaridade envolve algumas disciplinas e multidisciplinaridade envolve todas as disciplinas"; "Pluridisciplinaridade é o agrupamento das disciplinas de forma ampla"; "Pluridisciplinaridade envolve relação entre diferentes disciplinas"; e "Na transdisciplinaridade, observamos o grau máximo de interação disciplinar". Conclui-se que iniciativas de formação continuada poderão ampliar a visão dos sujeitos entrevistados sobre o que é interdisciplinaridade, bem como sobre como cada um(a) pode, a partir da reflexão sobre suas práticas docentes, pô-la em ação.

Palavras-chave: Discurso do Sujeito Coletivo. Ensino de Ciências. Multidisciplinaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-26

Como Citar

PARENTE, N. P. O.; NOVAIS, J. S. de. Conceitos de interdisciplinaridade segundo professoras(es) de Ciências em Santarém – Pará. Revista Exitus, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 217–236, 2017. DOI: 10.24065/2237-9460.2017v7n2ID308. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/308. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos