O ensino de Ciências no ensino fundamental e médio: reflexões e perspectivas sobre a educação transformadora

Autores

  • Alexandre Fernando da Silva
  • José Heleno Ferreira
  • Carlos Alexandre Viera

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID314

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir o ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental e nível médio, sua importância na formação de cidadãos e no desenvolvimento social e econômico do país. Inicialmente descreve um breve histórico e as influências que permearam do ensino de ciências no Brasil e a construção de legislações que regem as bases curriculares atuais. A partir deste histórico apresenta o contexto atual através de estatísticas governamentais e estabelece comparativo entre o nível educacional brasileiro e os padrões internacionais de referência em ensino. Diante dos parâmetros descritos discute as causas dos níveis nacionais e alternativas didáticas para melhoria do ensino, aplicáveis no cotidiano da sala de aula. Dentre estas metodologias, destaca-se o ensino voltado a formação de cidadãos críticos e conscientes de sua condição de mundo através do ensino de ciências e como este caminho pode ser viável na construção de um país de indivíduos com saberes científicos e ativos perante os problemas da sociedade.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Educação Transformadora. Sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-26

Como Citar

SILVA, A. F. da; FERREIRA, J. H.; VIERA, C. A. O ensino de Ciências no ensino fundamental e médio: reflexões e perspectivas sobre a educação transformadora. Revista Exitus, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 283–304, 2017. DOI: 10.24065/2237-9460.2017v7n2ID314. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/314. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos