Traços vivos: jogos de cenas nas (im)possíveis dobras da escrita na pesquisa em educação (Matemática)
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID306Resumo
Este texto tem por objetivo mobilizar exemplos de práticas de escrita no estilo de ‘jogos de cenas’ constituídos sob um ponto de vista teórico-metodológico inspirado nos modos de filosofar de Ludwig Wittgenstein e Jacques Derrida. Esta mobilização se utiliza do entrelaçamento das noções de ‘jogos de linguagem’ de Wittgenstein e ‘escritura’ de Derrida para possibilitar o entendimento do ato de escrita da pesquisa científico-acadêmica como atos narrativos que envolvem a encenação corporal das práticas culturais da escrita e da fala, verbais e não verbais, isto é, a ação de corpos humanos e não humanos orientados por gramáticas diferenciadas e idiossincráticas em uma performance da linguagem. Com o propósito de exemplificar um possível modo de como pode-se constituir jogos de cenas nesta perspectiva fizemos uso de ‘recortes’ e ‘colagens’. Por ‘recorte’ queremos significar a retirada de um enunciado (proferimento) do contexto em que ele é enunciado. Por ‘colagem’ queremos significar a sua inserção em um novo contexto, naquele em que reaparece. É este duplo movimento diferencial que o nosso ver derridiano-wittgensteiniano caracteriza o ato da citação e é essa citação que recoloca em ação o enunciado performativo que opera neste estilo de escrita que vem abrindo espaços para modos outros de se proceder à constituição do texto cientifico-acadêmico na história da educação (matemática): a escrita dialógica.
Palavras-chave: Jogos de Cenas. Educação Matemática. Desconstrucionismo Derridiano.