Jornais e revistas como fontes de pesquisa: práticas aritméticas mobilizadas na formação de professores da primeira escola normal do Brasil
Resumo
O texto analisa o uso dos jornais A Instrução Publica e A Verdadeira Instrução Publica, bem como o uso das revistas A Revista do Ensino; A Escola: Revista Brasileira de Educação e Ensino e a Revista do Ensino Primário como fontes para investigar as práticas de cultura aritmética que teriam sido realizadas na Escola Normal da Província do Rio de Janeiro, com o propósito de formar professores para atuarem nas chamadas "escolas de primeiras letras”. A pesquisa se insere no campo temático da história da educação matemática. Tomamos como inspiração filosófica e metodológica o pensamento do filósofo Ludwig Wittgenstein, bem como o pensamento de desconstrução de Jacques Derrida. O corpus de nossa pesquisa manifestou rastros de duas tradições de livros de Aritmética para diversos campos de atividade humana: livros destinados à prática mercantil e livros escolares, alguns destes propostos a formar o formador, como o livro de Aritmética de Ottoni. Com relação às práticas de ensino de Aritmética na formação de professores, vimos que, a partir dos anos de 1870, foi recomendado o método intuitivo, inspirado na obra Cours théorique et pratique de pédagogie et de méthodologie, de Thomas Braun. Recomendação efetivada no uso do Compendio de Pedagogia de Antonio Marciano da Silva Pontes, onde encontramos rastros de que a Aritmética passa a ser escolarizada com forte vertente moralizadora. Mas o método intuitivo não foi bem aceito pelos professores primários.
Palavras-chave: Cultura Aritmética. Escola Normal da Província do Rio de Janeiro. Formação de Professores.