O ensino de conceitos e teorias matemáticas: uma aliança possível entre a investigação e a história

Autores

  • José Ricardo e Souza Mafra
  • Girlane Aires Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID309

Resumo

Lançado em 2009, pela Editora Ciência Moderna, o livro “Investigação Histórica no Ensino de Matemática” surge a partir dos estudos e pesquisas desenvolvidas pelo autor, ao longo de três décadas, sobre a História da Matemática e suas relações com Educação, mais especificamente o campo da Educação Matemática. Logo na apresentação do livro é possível verificarmos o eixo norteador principal da temática discutida na obra: a relação entre a história da matemática, cognição e aprendizagem matemática via suporte de encaminhamentos metodológicos, através da investigação histórica. Investigação aqui concebida como um delineamento de ações, conforme abordagens e situações pedagógicas apoiadas na história e na matemática, como um elemento gerador de discussões e reflexões em um cenário educacional cujo o foco central é o ensino de conceitos e teorias matemáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-26

Como Citar

MAFRA, J. R. e S.; GONÇALVES, G. A. O ensino de conceitos e teorias matemáticas: uma aliança possível entre a investigação e a história. Revista Exitus, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 378–383, 2017. DOI: 10.24065/2237-9460.2017v7n2ID309. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/309. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Resenha