UMA MEMÓRIA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
Palavras-chave:
Educação Matemática, História da Educação Matemática no Tocantins, MemóriaResumo
O objetivo deste artigo é o de apresentar informações sobre o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Matemática oferecido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), a partir do ano de 2004, na cidade de Tocantinópolis/TO. As informações estão relacionadas com o projeto de formulação inicial do curso, sua concepção, regulamentação associada, perspectivas, objetivos e metas a serem alcançadas. As informações estão reunidas, do ponto de vista metodológico, em um relato descritivo associado as informações de criação, composição, dinâmica de funcionamento do curso e composição do corpo docente e discente, incluindo uma estratificação do perfil dos participantes do curso. O artigo apresenta ainda uma discussão associada a história e a memória de informações e registros do passado, com base nas informações do curso, com objetivo de projetar discussões associadas a história inicial de criação e desenvolvimento do curso, para que, em um tempo presente ou futuro, seja utilizada com um propósito de contribuir para subsidiar novas propostas de cursos correlatos, necessários, para a região, na qual foi desenvolvido.
Downloads
Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CES n. 3, de 5 de outubro de 1999. Fixa condições de validade dos certificados de cursos presenciais de especialização. Brasília: ministério da Educação e Cultura.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CESn. 1,. de 03 de Abril de 2001. Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação. Brasília: Ministério da Educação e Cultura.
D’AMBROSIO U. Educação Matemática: teoria e prática. São Paulo: Papirus, 1996.
MACHADO, I.C.T. Um registro de memória do curso de especialização em educação matemática. Monografia de conclusão de curso de especialização em educação matemática. Universidade Federal do Tocantins. Campus de Tocantinópolis. 2006.
MENDES, I. A. História como um agente cognitivo de aprendizagem matemática compreensiva. Educação Matemática e Pesquisa. São Paulo, v. 25, n. 2, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/62018
PORTELA L.N.; SALES, F.H.V.; AUTOR. A importância da história e da memória na formação de professores que ensinam matemática na Amazônia. X SIMPÓSIO LASERA. 2023.
REGULAMENTO GERAL dos Programas de Pós-Graduação lato sensu da Fundação Universidade Federal do Tocantins – UFT, de 10 de agosto de 2004.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Conselho Universitário. Resolução 04, de 26 de fevereiro de 2004. aprova as Normas Gerais da Pós-Graduação da UFT.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Conselho Universitário. Resolução N. 017/2004 de 04 de junho de 2004. Cria o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Matemática da UFT.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Matemática, março de 2005.
VALENTE, W. R. História da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemática. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 23, n. 35, p. 123-136, 2010.
VALENTE, W. R. O GHEMAT Brasil e a pesquisa coletiva em história da educação matemática. Historia y Memoria de la Educación 11, 2020. p. 595-613. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204761 Acesso em: 17 de junho de 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Ricardo e Souza Mafra, Elisangela Aparecida Pereira de Melo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).








