Uma proposta de investigação tecnológica na Educação Básica: aliando o ensino de Matemática e a Robótica Educacional

Autores

  • Carlos Alberto Pedroso Araújo
  • Juliana da Ponte Santos
  • Juliane Conceição de Meireles

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID304

Resumo

O presente artigo mostra desdobramentos de pesquisas realizadas, envolvendo recursos computacionais. O ponto de partida ocorreu com o estudo, elaboração, planejamento e execução de métodos e procedimentos de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos e suas relações com a robótica educacional. O objetivo central foi o de produzir adaptações de aprendizagens, a partir da articulação entre diretrizes de pesquisas e investigações realizadas no campo experimental da computação e da matemática. Os encaminhamentos da investigação, realizada entre os anos de 2014 e 2015, em uma Escola da Educação Básica, no Município de Santarém/PA, contou com a participação de 17 alunos, uma professora da rede pública de ensino e quatro pesquisadores que atuam em diferentes níveis de ensino. A organização teórica e metodológica desta pesquisa foi pautada em princípios advindos da Teoria da Atividade e da pesquisa exploratória, com elementos da pesquisa qualitativa. A etapa desenvolvida na escola foi antecedida pela organização de um conjunto de atividades, voltadas para as aprendizagens de conceitos matemáticos no ensino fundamental, produzidas no Laboratório de Robótica Educacional Aplicado à Educação Matemática – LRE/EDUMAT, vinculado a UFOPA. Os resultados da pesquisa mostram a elaboração de cenários de atividades e procedimentos instrumentais, visando a possibilidade de ações relativas a experiências educacionais realizadas com robôs, na educação básica. Somados a esse aspecto, o exercício cognitivo de habilidades e competências relacionais e articuladas com aspectos curriculares, promoveu aos envolvidos um ambiente propício para o desenvolvimento de uma ação pedagógica, tendo como foco possível a problematização de situações didáticas, objetivando o despertar do trabalho colaborativo e o estímulo, por parte dos integrantes, em relação à pesquisa.

Palavras-chave: Robótica Educacional. Ensino de Matemática. Teoria da Atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-26

Como Citar

ARAÚJO, C. A. P.; SANTOS, J. da P.; MEIRELES, J. C. de. Uma proposta de investigação tecnológica na Educação Básica: aliando o ensino de Matemática e a Robótica Educacional. Revista Exitus, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 127–149, 2017. DOI: 10.24065/2237-9460.2017v7n2ID304. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/304. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos