Etnomatemática: uma aproximação com o trabalho como princípio educativo

Autores

  • Claudio Fernandes da Costa

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID305

Resumo

Este texto tem como objetivo aprofundar estudos sobre a centralidade do trabalho, como princípio educativo, a partir da perspectiva ontológica, materialista e dialética, em Marx, e relacioná-lo/aproximá-lo com a Etnomatemática como concebida por Ubiratan D`Ambrosio. Neste sentido, buscamos identificar aspectos ontológicos na/da formulação Etnomatemática d`ambrosiana que contribuem para a referida aproximação, bem como vislumbrar o seu potencial político-pedagógico. Por outro lado, examinamos o fato de que, embora não seja descartado, o princípio educativo do trabalho não é central na prática e na pesquisa em Etnomatemática, inspirada no Programa lakatosiano. Para atingir tais objetivos, além dos dois autores principais, nos apoiamos, ainda, em Barata-Moura (2008), Duayer (2010, 2015), Ferreira (2007), Frigotto (2005, 2015), e Miarka (2011). Os resultados e conclusões parciais deste trabalho teórico apontam, por um lado, a sintonia e relevância teórico-pedagógica da referida aproximação, para pesquisas e práticas que tomam como base a ontologia da Etnomatemática d’ambrosiana. Por outro lado, indicam uma “diferença substantiva” entre a “dinâmica” e o relativismo do Programa de Pesquisa lakatosiano e o Programa Etnomatemática d`ambrosiano, razão pela qual entendemos que a prática e a pesquisa em Etnomatemática, embora admitam o trabalho, não identificam nem se relacionam com a relevância ontológica desta categoria.

Palavras-chave: Programa Etnomatemática. Trabalho como Princípio Educativo. Ontologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-26

Como Citar

COSTA, C. F. da. Etnomatemática: uma aproximação com o trabalho como princípio educativo. Revista Exitus, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 150–172, 2017. DOI: 10.24065/2237-9460.2017v7n2ID305. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/305. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos