Um caso de ensino sobre o sistema de numeração decimal como meio de identificação e formação de saberes de futuros professores de Matemática

Autores

  • Raquel Gomes de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID301

Resumo

Este artigo é sobre uma pesquisa qualitativa interpretativa que analisou a utilização de um caso de ensino como meio de identificação e de elaboração de saberes docentes de licenciandos de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do interior de São Paulo. O caso de ensino versava sobre o Sistema de Numeração Decimal (SND) e oportunizou aos licenciandos a vivência do processo de diagnóstico, de compreensão de dificuldades e de avaliação em situações didático-pedagógicas. A análise dos resultados evidenciou que a clareza dos licenciandos quanto às características do SND, em termos de agrupamento e posicionalidade, mostra-se pertinente para a elaboração de saberes docentes referentes à compreensão da natureza e da origem dos erros cometidos pelos alunos do caso de ensino. Igualmente essa clareza permitiu realizar questões e ações relacionadas à prática pedagógica. Os resultados indicam que saberes docentes podem ser desenvolvidos a partir da qualidade da relação entre o saber do licenciando e o saber apresentado pelos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Concluiu-se que as simulações didático-pedagógicas vivenciadas em um caso de ensino podem ser entendidas como meio de desenvolvimento de saberes docentes na formação inicial de professores.

Palavras-chave: Caso de Ensino. Sistema de Numeração Decimal. Saberes e Formação de Professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-26

Como Citar

OLIVEIRA, R. G. de. Um caso de ensino sobre o sistema de numeração decimal como meio de identificação e formação de saberes de futuros professores de Matemática. Revista Exitus, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 74–99, 2017. DOI: 10.24065/2237-9460.2017v7n2ID301. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/301. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos