Referências curriculares para futuros professores de Matemática: o exemplo da investigação Matemática

Autores

  • Raquel Gomes de Oliveira

Resumo

Este texto constitui o relato e a discussão de uma prática pedagógica cujo objetivo foi apresentar o conceito de investigação matemática para alunos de um curso de formação de professores de matemática. A apresentação ocorreu na forma de oficina pedagógica e teve como objetivo levar os participantes a conhecer referências didáticas para o processo de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos provavelmente distintos das referências didáticas que têm como estudantes universitários. Essas referências mostram as situações didáticas caracterizadas por situações de dúvidas, de erros, de conjecturas, de criação, de raciocínio, de induções e deduções e de partilha de resultados, que intencionalmente acontecem antes da sistematização de conceitos matemáticos. Essas ações estão presentes historicamente no fazer matemático e têm contribuído para os processos de ensino e aprendizagem considerados matematicamente significativos para os alunos. Por intermédio da oficina pedagógica, foi possível concluir que as atividades de investigação, pela prática de princípios que as subsidiam, puderam dar oportunidades para os futuros professores de Matemática terem consciência de ações que caracterizam o ensino e a aprendizagem de conteúdos matemáticos que levem a ter êxito na aprendizagem dos alunos. O desenvolvimento da oficina pedagógica também propiciou aos futuros professores de Matemática refletirem criticamente sobre a necessidade de mudanças curriculares e suas implementações para as situações de ensino e aprendizagem da Matemática na escola.

Palavras-chave: Investigação matemática. Formação de professores de matemática. Desenvolvimento curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-02

Como Citar

OLIVEIRA, R. G. de. Referências curriculares para futuros professores de Matemática: o exemplo da investigação Matemática. Revista Exitus, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 227–239, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/138. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos