A construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o ensino de Ciências

Autores

  • Renato Araújo Torres de Melo Moul
  • Flávia Carolina Lins da Silva

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID313

Resumo

A botânica, uma das áreas de estudo da Biologia, é vista por muitos docentes como um obstáculo para a transposição didática. O ensino de botânica por vezes se dá de forma desarticulada e desprovido de contextualização, numa abordagem que dificulta a adequada aprendizagem dos conceitos. A fim de compreender a construção dos conceitos científicos de vinte e quatro estudantes do Ensino Médio acerca de temas em botânica, empregamos a Sequência Didática Interativa (SDI), com o acompanhamento da elaboração do conhecimento por etapas e em interação com os pares. Como resultado, observou-se que muitas concepções dos estudantes são reafirmadas após a sequência didática, novos conceitos aparecem na formulação de argumentos e ainda, se produz uma visão holística, articulando as plantas entre os diversos níveis de organização em Biologia.

Palavras-chave: Ensino. Conceitos. Botânica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-26

Como Citar

MOUL, R. A. T. de M.; SILVA, F. C. L. da. A construção de conceitos em botânica a partir de uma sequência didática interativa: proposições para o ensino de Ciências. Revista Exitus, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 262–282, 2017. DOI: 10.24065/2237-9460.2017v7n2ID313. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/313. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos