Concepções de professoras de Ciências sobre o ensino de Ciências

Autores

  • Eliziane da Silva Dávila
  • Vanderlei Folmer
  • Robson Luiz Puntel

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID312

Resumo

O trabalho docente está atrelado a vários fatores, entre eles, às concepções que os professores possuem e que acabam por refletir na sala de aula. Em função disso, se torna relevante investigar este conhecimento para entender e guiar as práticas pedagógicas. Neste sentido, este trabalho teve como finalidade analisar as concepções de professores de Ciências da rede municipal de educação da cidade de Uruguaiana – RS sobre os objetivos do ensino de ciências e como deve ser sua abordagem em sala de aula. Para este estudo foi aplicado um questionário para as professoras de Ciências desta rede de ensino. Os dados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), onde verificamos que os relatos das professoras estavam em consonância com os documentos oficiais de educação do Brasil e com a compreensão de ensino de ciências da contemporaneidade abordado nas pesquisas da área de Educação em Ciências. A partir dos resultados deste estudo podemos refletir em que direção seguir para auxiliar na melhoria dos processos educacionais dentro do ensino de ciências.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Concepções. Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-26

Como Citar

DÁVILA, E. da S.; FOLMER, V.; PUNTEL, R. L. Concepções de professoras de Ciências sobre o ensino de Ciências. Revista Exitus, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 237–261, 2017. DOI: 10.24065/2237-9460.2017v7n2ID312. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/312. Acesso em: 29 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos