Trajetórias de sucesso escolar: desafios e perspectivas na escola do campo

Autores

  • Francisco de Assis Marinho Morais
  • Simone Cabral Marinho dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1111

Resumo

Este artigo discute trajetórias de sucesso escolar, por meio de prolongamento dos estudos de pessoas oriundas de escolas do campo. Trata-se de trajetórias escolares permeadas de desafios e enfrentamentos das adversidades da vida social do campo para chegar aos níveis prolongados de estudos, especificamente, mestrado e doutorado (Stricto Sensu). Abordamos os aspectos concernentes à vida no campo e às escolas onde estudaram os sujeitos, destacando a forma de ensino, as experiências de aprendizagem, as relações sociais em sala de aula, em meio aos desafios, as perspectivas e as motivações intrínsecas e extrínsecas para continuar os estudos no ensino superior.

 

Palavras-chave: Escola do campo. Trajetória escolar. Prolongamento dos estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-11

Como Citar

MORAIS, F. de A. M.; SANTOS, S. C. M. dos. Trajetórias de sucesso escolar: desafios e perspectivas na escola do campo. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 5, p. 361–390, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1111. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1111. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.