O currículo e as relações étnico-raciais: um território em disputa

Autores

  • Paulo Crispim Alves de Souza
  • Ivan Fortunato

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1103

Resumo

Este artigo aborda questões étnico-raciais e sua relação com o currículo, pela perspectiva histórica. Apresenta-se a ideia do currículo como um território em disputa, pelo qual se busca evidenciar tensões vividas no campo curricular na batalha em prol de reconhecimentos historicamente negados. Os resultados apontam para um avanço tardio nos debates curriculares, mas com diversos embates ainda persistentes a serem superados.

 

Palavras-chave: História. Educação. Teorias curriculares.

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Publicado

2019-12-11

Como Citar

SOUZA, P. C. A. de; FORTUNATO, I. O currículo e as relações étnico-raciais: um território em disputa. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 5, p. 130–159, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1103. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1103. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos