Concepções de matemática que forjam o ensino médio programa nova EJA

Autores

  • Eliane Lopes Werneck de Andrade
  • Maria Cecilia de Castello Branco Fantinato

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3ID350

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma dissertação de mestrado, defendida em 2016, na qual, buscou-se discutir como são vivenciados os processos de aprendizagem em matemática no Ensino Médio no Programa NOVA EJA. O contexto em que esses processos se dão é a politica pública, de aceleração e aprendizagem, denominada NOVA EJA, implementada no Rio de Janeiro desde 2013. Para isso, pesquisamos se e como a metodologia do programa promove a valorização de saberes matemáticos experienciais, advindos das práticas sociais dos alunos. O objetivo deste artigo é analisar as concepções de matemática que permeiam o material digital do programa. Estudos teóricos em Educação e Educação Matemática fundamentaram a pesquisa qualitativa, que ampliou, nosso olhar sobre os discursos contidos nos documentos oficiais e nas políticas educacionais, direcionadas às pessoas jovens e adultas.  Também foram realizadas observações em aulas de Matemática deste programa, em uma escola estadual, assim como entrevistas com cinco alunos. A análise dos dados permitiu deduzir que a concepção que perpassa o método de ensino oferecido, inclusive, no material disponibilizado aos docentes e discentes, pode levar os professores a pensar os alunos do programa de modo infantilizado e como sujeitos marginalizados das próprias práticas sociais.

 

Palavras-chave: EJA. Educação Matemática. Política educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-09-14

Como Citar

ANDRADE, E. L. W. de; FANTINATO, M. C. de C. B. Concepções de matemática que forjam o ensino médio programa nova EJA. Revista Exitus, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 88–114, 2017. DOI: 10.24065/2237-9460.2017v7n3ID350. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/350. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos