Contextualizando expansão e interiorização no campo da educação brasileira

Autores

  • Maria Raimunda Santos da Costa

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3ID356

Resumo

No estudo buscou-se analisar como os fenômenos expansão e interiorização são percebidos no Campo da Educação e como têm influenciado na Educação Superior Pública Brasileira. Seu conteúdo compõe parte da Tese de Doutorado (2010-2014), pertinente à pesquisa bibliográfica desenvolvida para fundamentar as análises realizadas. Expansão e interiorização são fenômenos presentes e observados em todas as sociedades humanas, estando presentes na estrutura organizacional interna e externa das diferentes organizações e instituições sociais. No campo da educação, tratam-se de movimentos presenciados tanto no sistema educacional como um todo, quanto em cada parte de sua composição. Têm servido à busca por educação escolarizada em todos os níveis, ocorrendo em lugares e contextos diferentes, produzindo efeitos ao mesmo tempo comuns, diferenciados e diferenciadores. A interiorização da educação superior pública, em alguns lugares do país, ainda hoje, representa a única possibilidade de cidadãos e trabalhadores poderem cursar uma graduação.

 

Palavras-chave: Expansão. Interiorização. Educação Superior.

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Publicado

2017-09-14

Como Citar

COSTA, M. R. S. da. Contextualizando expansão e interiorização no campo da educação brasileira. Revista Exitus, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 250–276, 2017. DOI: 10.24065/2237-9460.2017v7n3ID356. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/356. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos