Experimentos no ensino de física: um olhar de viés epistemológico

Autores

  • Sérgio Choiti Yamazaki
  • Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3ID348

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma pesquisa empírica com alunos de um curso de licenciatura em Física de uma universidade pública do Estado de Mato Grosso do Sul. A investigação teve como objetivo identificar concepções dos alunos de uma turma de primeiro ano do curso com relação ao uso de experimentos e de suas relações com o ensino e aprendizagem de Física, sob um olhar epistemológico. Essa pesquisa foi motivada pela necessidade de uma discussão sobre os aspectos que permeiam o laboratório didático, tendo em vista a congruência entre as concepções espontâneas de estudantes encontradas na literatura da área e as opiniões dos alunos iniciantes no curso de Física, há alguns anos. A análise foi fundamentada na analogia feita por Fernando Becker, que diz respeito às relações existentes entre as concepções sobre o fazer ciência e aquelas relacionadas ao ensino aprendizagem, e na epistemologia crítica de Gaston Bachelard. Os resultados apontam para a presença de concepções epistemológicas ambíguas entre os estudantes, o que remete à necessidade de reformulação no que tange aos cursos de formação de professores de Física. Em seguida discutimos a formação inicial de professores segundo pesquisadores do campo do ensino de ciências, epistemólogos e sociólogos da ciência. Por fim, algumas sugestões são feitas para os cursos de licenciaturas em Física, com o objetivo de minimizar a formação ou manutenção do senso comum sobre essa ciência e seu ensino aprendizagem.

 

Palavras-chave: Experimentos no ensino de física. Epistemologia. Concepções espontâneas. Didática da Ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-09-14

Como Citar

YAMAZAKI, S. C.; YAMAZAKI, R. M. de O. Experimentos no ensino de física: um olhar de viés epistemológico. Revista Exitus, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 38–63, 2017. DOI: 10.24065/2237-9460.2017v7n3ID348. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/348. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos