Currículo: a teia dos arranjos sociais na educação de jovens e adultos

Autores

  • Cristiane Alves da Silva
  • Diene da Silva Oliveira
  • Sônia Maria Alves de Oliveira Reis

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3ID354

Resumo

O presente trabalho tem como problemática investigativa o seguinte questionamento: como o currículo escolar pode influenciar ou ser determinante na inclusão e/ou na exclusão dos educandos que precisam de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação de Jovens e Adultos (EJA)? Alguns dos objetivos de pesquisa são: destacar as teorias que versam sobre o currículo e suas contribuições para a compreensão da dinâmica curricular na Educação de Jovens e Adultos; perceber, por meio da análise do currículo formal e ação, os conteúdos que fortalecem a relação entre currículo e poder; identificar, mediante o currículo escolar, como ocorre (ou não) o processo de inclusão dos educandos com necessidades de AEE. Fez-se uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, em uma escola da rede municipal de Ensino que oferta a Educação de Jovens e Adultos nos turnos vespertino e noturno. Os instrumentos de coleta de dados constituíram-se em entrevista semiestruturada, questionário, análise documental e observação das práticas pedagógicas nos espaços e nos tempos da sala de aula. Conclui-se que as dificuldades de aprendizagem que os jovens da turma de EJA possuem provavelmente não serão superadas se as práticas pedagógicas dos professores e a forma como estes concebem o currículo (formal e ação) não forem repensadas. Os dados mostram que os jovens da EJA questionam o currículo e pedem uma reconfiguração curricular que atenda a suas particularidades para aprender.

 

Palavras-chave: Currículo. Educação Especial. Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-09-14

Como Citar

SILVA, C. A. da; OLIVEIRA, D. da S.; REIS, S. M. A. de O. Currículo: a teia dos arranjos sociais na educação de jovens e adultos. Revista Exitus, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 197–222, 2017. DOI: 10.24065/2237-9460.2017v7n3ID354. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/354. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)