O ensino da teoria da evolução em escolas da rede pública de Senhor do Bonfim: análise da percepção dos professores de ciências do ensino fundamental II

Autores

  • Camila Laranjeira Costa de Oliveira
  • Maria Cilene Freire de Menezes
  • Olívia Maria Pereira Duarte

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3ID353

Resumo

Embora a Teoria da Evolução seja um tema de grande importância para a compreensão de assuntos relacionados às diversas áreas das ciências biológicas, é notória a dificuldade de compreensão do tema, principalmente no âmbito escolar. Dessa forma, o objetivo deste trabalho consiste em investigar a abordagem do ensino dessa teoria por professores de ciências dos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental da rede pública do município de Senhor do Bonfim – Bahia. Também se buscou identificar as concepções dos professores sobre a temática e levantar os possíveis obstáculos ao ensino da Teoria da Evolução no ensino fundamental. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados questionários compostos por perguntas fechadas e abertas. Os resultados demonstraram limitações no ensino da teoria evolutiva, relacionadas à formação inicial dos docentes; à existência de barreiras para o entendimento da teoria da evolução diante de concepções criacionistas e à falta de entendimento acerca do sistema de teorias evolutivas por parte dos docentes. Essas observações indicam que o ensino da Teoria da Evolução no ensino fundamental é deficiente e pode contribuir para a formação de concepções equivocadas acerca do tema.

 

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Concepções. Teoria da Evolução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-09-14

Como Citar

OLIVEIRA, C. L. C. de; MENEZES, M. C. F. de; DUARTE, O. M. P. O ensino da teoria da evolução em escolas da rede pública de Senhor do Bonfim: análise da percepção dos professores de ciências do ensino fundamental II. Revista Exitus, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 172–196, 2017. DOI: 10.24065/2237-9460.2017v7n3ID353. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/353. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos