A influência da relação professor-estudante na aprendizagem discente: percepções de professores de ciências e matemática

Autores

  • Deise Nivia Reisdoefer
  • Eliana Maria Mallmann Teixeira
  • Maurivan Güntzel Ramos

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3ID349

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar e compreender as concepções de professores da área de Ciências da Natureza e Matemática acerca da influência da relação entre professor e estudantes sobre a aprendizagem. Foram coletados depoimentos de 17 professores integrantes de um Programa de Pós-Graduação na referida área. A Análise Textual Discursiva originou três resultados: a relação entre professor e estudante influencia na aprendizagem discente; as atitudes dos estudantes influenciam na sua aprendizagem; a atitudes do professor contribuem para a aprendizagem dos estudantes. Foi possível constatar que os participantes da investigação entendem que a afetividade e a boa relação entre professor e estudantes favorecem significativamente a aprendizagem dos estudantes. Os professores enfatizam a necessidade de atitudes dos estudantes como a confiança, a autodisciplina intelectual e o compromisso como favorecedoras da aprendizagem.

 

Palavras-chave: Relação professor-estudante. Afetividade. Aprendizagem em Ciências e Matemática.

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Publicado

2017-09-14

Como Citar

REISDOEFER, D. N.; TEIXEIRA, E. M. M.; RAMOS, M. G. A influência da relação professor-estudante na aprendizagem discente: percepções de professores de ciências e matemática. Revista Exitus, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 64–87, 2017. DOI: 10.24065/2237-9460.2017v7n3ID349. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/349. Acesso em: 24 nov. 2024.

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