Interface metacognição e semiótica para a leitura de textos sincréticos

Autores

  • Ana Paula Teixeira de Amorin Rodrigues
  • Valdenildo dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3ID358

Resumo

Por meio de pesquisa realizada junto a 59 alunos do 8º ano de duas escolas públicas de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, descobriu-se que o gênero textual preferido foram as Histórias em Quadrinhos. Portanto, foi selecionada uma HQ da turma da Mônica, cujo autor Maurício de Sousa faz uma crítica à economia do país e pedido que os alunos escrevessem uma primeira interpretação de forma livre sobre o que entenderam do texto. O material coletado serviu de base para a comprovação das hipóteses de que havia problemas de falta de motivação, leitura crítica e escrita de acordo com a norma padrão. Diante do quadro, foi elaborado um plano de ação com exercícios sobre metacognição (FLAVEL, 1979, SOLÉ, 1998), atividades inspiradas em sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ & SCHNEUWLY, 2004), que contemplaram os níveis de leituras propostos pela semiótica francesa (GREIMAS E SEUS DISCÍPULOS), num processo de correção-interativa (RUIZ, 2015) e reescrita da escrita para a escrita (MARCUSCHI, 2010). São apresentados, portanto, aqui, a utilização da semiótica sincrética e sua importância como ferramenta para a abertura da percepção quanto ao sentido de enunciados que acoplam a linguagem verbal e não verbal, parte englobante de dissertação de mestrado defendida em 2016.

 

Palavras-chave: Leitura Crítica, Semiótica Sincrética, Histórias em Quadrinhos.

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Publicado

2017-09-14

Como Citar

RODRIGUES, A. P. T. de A.; DOS SANTOS, V. Interface metacognição e semiótica para a leitura de textos sincréticos. Revista Exitus, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 309–346, 2017. DOI: 10.24065/2237-9460.2017v7n3ID358. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/358. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos