Investigação das práticas de ensino de química no ensino médio e a percepção dos educadores e estudantes sobre a formação do indivíduo em uma perspectiva cidadã
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3ID351Resumo
O trabalho investigou a abordagem e as práticas de ensino de química nos terceiros anos do ensino médio da rede pública estadual na cidade de Uruguaiana na perspectiva da formação da cidadania. Inicialmente apresenta-se o lastro teórico de pesquisadores que se debruçaram sobre a possibilidade do ensino de ciências extrapolar a visão conteudista e tecnicista na formação do egresso, capacitando-o para tomadas de decisões em temas tangentes à química, presentes em nossa realidade. Considera-se sobre um espectro mais amplo, o compromisso do desenvolvimento ético, que ultrapasse as fronteiras do conteúdo, sendo dever do professor de maneira geral, neste sentido o trabalho trata como esse pensar ético pode ser conduzido na prática docente. A investigação tem caráter exploratório quantitativo e qualitativo e foi desenvolvida no primeiro semestre de 2017. Delimitando-se ao escopo, foi discutido se a abordagem conceitual do professor de química nos terceiros anos se relaciona com o discurso ético, compromissado com formação cidadã e com os valores coletivos. Desta forma, foram trazidos questionamentos à ética de valores individualistas, tendo como alternativa a promoção da igualdade para com as pessoas e o compromisso com a cidadania. Observou-se a partir da abordagem de temas que capacitem o sujeito a influenciar na realidade e atuar como vetor da busca de uma comunidade humanista e fraterna. Contudo, o trabalho demonstra que muito ainda é necessário avançar para que o ensino de química adote uma postura que contemple tanto a formação cognitiva dos sujeitos quanto a sua contribuição na formação cidadã.
Palavras-chave: Cidadania. Ensino de Química. Formação docente.