A temática ambiental na formação de professores nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Rondônia: um estudo no Campus de Porto Velho

Autores

  • Clarides Henrich de Barba
  • Rosa Maria Feiteiro Cavalari

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3ID647

Resumo

O artigo analisa a inserção da temática ambiental nos cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Rondônia. Trata-se de um “estudo de caso”, realizado por meio de análise documental dos projetos pedagógicos curriculares e dos planos das disciplinas de sete cursos de licenciatura, a saber: Pedagogia, Ciências Sociais, História, Geografia, Biologia, Química e Física que trabalham com a temática ambiental em seus currículos. Foram realizadas entrevistas “semidiretivas” com 14 (quatorze) professores desses cursos.  Os dados foram analisados a partir da “Análise de conteúdo” de Bardin (2009), além das características de Ambientalização curricular elaboradas pela Rede ACES (2002). Os resultados revelam que os cursos de Licenciatura investigados privilegiam temas ambientais relacionados às questões amazônicas como o multiculturalismo ambiental, a biodiversidade, a espacialidade, a poluição e degradação da biodiversidade, da espacialidade e da territorialidade, da justiça ambiental, dos contextos históricos ambientais regionais. Constatou-se que os cursos contribuem para a formação de professores no campo da Educação Ambiental na Amazônia. Os currículos e as falas dos docentes evidenciam as seguintes características de Ambientalização Curricular: “compromisso com as transformações nas relações sociedade-natureza”; “contextualização local-global-local, global-local-global”; “levar em conta os participantes na construção do conhecimento” “considerar os aspectos cognitivos e afetivos, éticos e estéticos”.

 

Palavras-chave: Temática ambiental no Ensino Superior. Formação de Professores. Educação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-09-01

Como Citar

DE BARBA, C. H.; CAVALARI, R. M. F. A temática ambiental na formação de professores nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Rondônia: um estudo no Campus de Porto Velho. Revista Exitus, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 280–309, 2018. DOI: 10.24065/2237-9460.2018v8n3ID647. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/647. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos