Estudos CTS na educação científica: tendências e perspectivas da produção stricto sensu no Nordeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3ID648Resumo
Apresentamos dados teóricos sobre a produção de dissertações e teses que incorporaram a Educação CTS como temática de pesquisa no Ensino de Ciências no Nordeste brasileiro. Esse recorte, composto por 35 pesquisas defendidas entre 2007 e 2017, considera cinco categorias: produção por estado, produção por programa de pós-graduação, perspectiva curricular abordada, contexto da pesquisa e área de conhecimento. A partir da análise dos resumos dos trabalhos discutimos as perspectivas e tendências dessa produção que se mostra em processo de expansão e possivelmente poderá se consolidar na região. Além disso, trazemos informações que podem contribuir para um processo de implementação dessa perspectiva de educação no ensino, no currículo e na formação de professores de Ciências.
Palavras-chave: Ciência-Tecnologia-Sociedade. Educação em Ciências. Mestrado/Doutorado.