Entre a aceitação e a fuga: a juventude negra em trânsito nos currículos escolares

Autores

  • Eliana Póvoas Pereira Estrela Brito

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1004

Resumo

Este artigo beneficia-se de fragmentos extraídos de pesquisas realizadas em uma escola do ensino médio da rede pública do Estado da Bahia.  As questões que orientam este estudo residem em acompanhar os movimentos direcionados à subversão dos dogmas, das normatizações e dos mecanismos de controle colocados em funcionamento pelos e nos processos de escolarização. Pergunta-se: é possível escapar das armadilhas das identidades fixadas pelas normativas institucionais? É possível desestabilizar os caprichos da disciplina e seus efeitos sobre os corpos negros? Ao interrogar essas práticas curriculares na perspectiva da diferença, ou ainda, ao perguntar, parafraseando Stuart Hall (2002), “que 'negro' é esse na cultura negra?", o estudo apontou para movimentos de capturas e resistências aos lugares institucionais (pré)vistos pelos planejamentos curriculares.

 

Palavras-chave: Currículo. Diferença. Relações étnico-raciais.

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

BRITO, E. P. P. E. Entre a aceitação e a fuga: a juventude negra em trânsito nos currículos escolares. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 37–65, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1004. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1004. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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