Acerca do jovem no mercado de trabalho: uma breve retrospectiva das propostas educativas no ensino profissionalizante no Brasil

Autores

  • Cláudia Barbosa Lôbo
  • Marco Antônio de Oliveira Gomes

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1023

Resumo

Neste trabalho analisamos os aspectos históricos, políticos e ideológicos das propostas do ensino profissionalizante no Brasil ao longo do período republicano. Assim, nosso objetivo pautou-se pela análise das justificativas e argumentos que consideram a existência de uma formação deficiente como responsável pela geração da exclusão, miséria e a ausência de mão de obra qualificada para o atendimento das necessidades econômicas do país. Como ponto de partida metodológico, levamos em consideração que a educação, como qualquer outra dimensão das relações sociais, vincula-se intrinsecamente com a estrutura de classes instituídas historicamente. Assim, a questão da educacional não pode ser pensada como se fosse um sistema ou subsistema à parte na vida social. De forma sintética, é possível indicar que o ensino profissionalizante está inserido num modelo dual de educação, que não alterou, nem poderia, a condição de classe dos filhos dos trabalhadores. Por fim, buscamos aporte teórico em autores como Frigotto (2010), Saviani (2011) e Romanelli (1978), considerando as categorias de análise do materialismo histórico e dialético.

 

Palavras-chave: Educação Profissionalizante. Mercado de Trabalho. Educação Brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

LÔBO, C. B.; GOMES, M. A. de O. Acerca do jovem no mercado de trabalho: uma breve retrospectiva das propostas educativas no ensino profissionalizante no Brasil. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 493–518, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1023. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1023. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)