O trabalho como princípio educativo: a atualidade da educação politécnica

Autores

  • Marco Antônio de Oliveira Gomes
  • Antônio Carlos Maciel
  • Rosângela de Fátima Cavalcante França
  • Gedeli Ferrazzo

Resumo

Este artigo discute o trabalho como princípio educativo e a atualidade da educação politécnica perante o projeto hegemônico neoliberal e pós-moderno. Neste cenário, a ofensiva do capital na busca frenética pela redução de custos e o aumento da competitividade empresarial têm significado, para os trabalhadores, precarização do trabalho e das relações de emprego. No âmbito da educação, as propostas vinculadas ao discurso pós-moderno, irmão siamês das proposições neoliberais, deve ser entendido no quadro de luta intensa do capital por sua perpetuação, esvaziando a função social da educação e reforçando a mercantilização do processo escolar. Dessa forma, a classe dominante providencia para que os trabalhadores tenham acesso apenas ao conhecimento necessário que o possibilitem produzir, mas não desvendar o mundo em que vive. Diante desta constatação, o presente artigo tem como objetivo apontar as principais características da educação politécnica e discutir sua atualidade diante do projeto hegemônico neoliberal e pós-moderno. Por fim, reiteramos a necessidade urgente de novas estratégias de luta, na qual persistem os desafios de mudanças estruturais na sociedade, tendo como intento superar a lacuna histórica produzida entre trabalho manual e trabalho intelectual, com vistas à criação de uma sociedade emancipada, onde será possível a existência de uma educação integral, segundo a concepção marxiana.

Palavras-chave: Trabalho como princípio educativo. Educação politécnica. Projeto hegemônico neoliberal e pós-moderno.

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Publicado

2016-09-02

Como Citar

GOMES, M. A. de O.; MACIEL, A. C.; FRANÇA, R. de F. C.; FERRAZZO, G. O trabalho como princípio educativo: a atualidade da educação politécnica. Revista Exitus, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 255–274, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/141. Acesso em: 20 maio. 2024.

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