Os desafios de um Programa de Pós-graduação em serviço no âmbito da alfabetização e da educação infantil na rede municipal de educação na Amazônia Brasileira

Autores

  • Tania Suely Azevedo Brasileiro
  • Rosângela de Fátima Cavalcante França

Resumo

Pretende-se neste trabalho apresentar os desafios de uma experiência de pós-graduação em serviço, na área de alfabetização e educação infantil, envolvendo 100 professores das escolas públicas municipais de Porto Velho/Rondônia, a qual visou à qualificação desses profissionais e,conseqüentemente, à melhoria da educação básica.Tal formação, enquanto política de formação continuada de professores, foi resultante de uma parceria entre a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e a Secretaria Municipal de Porto Velho. Esta foi desenvolvida, ancorada num referencial teórico que valoriza os saberes dos professores e compreende a prática pedagógica não apenas como um campo de aplicação teórica, mas sim, como espaço de problematização, de reflexão e de formação para transformá-la. Os resultados apontam que essa experiência foi uma proposta de formação que concorreu para o desenvolvimento e valorização profissional dos professores beneficiários desta.

 

Palavras-chave: Pós-graduação. Formação de professores. Formação em serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-01-25

Como Citar

BRASILEIRO, T. S. A.; FRANÇA, R. de F. C. Os desafios de um Programa de Pós-graduação em serviço no âmbito da alfabetização e da educação infantil na rede municipal de educação na Amazônia Brasileira. Revista Exitus, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 45–52, 2017. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/204. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)